"Vivo da floresta, protejo ela de todo o jeito, por isso vivo com a bala na cabeça a qualquer hora, porque vou para cima, eu denuncio. Quando vejo uma árvore em cima do caminhão indo para uma serraria me dá uma dor. É como o cortejo fúnebre levando o ente mais querido que você tem, porque isso é vida para mim que vivo na floresta e para vocês também que vivem nos centros urbanos."

Zé Claudio, assassinado em maio de 2011.



sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Horário de Verão - a DEMOCRATIZAÇÃO do PÔR-DO-SOL

Certo dia twittei a seguinte frase: Eu adoro o horário de verão...! Acho q ele significa a democratização do pôr-do-sol. Mesmo que vc saia as 20h do trampo, vai poder assistir! Assim, do nada, sem grandes propósitos.

Mas vou admitir que gostei da minha frase, outras pessoas também elogiaram e comecei a pensar mais sobre o assunto até que ele veio párar aqui: nessa postagem.

Parece uma mentira, uma alucinação, mas nem o pôr-do-sol, gratuíto e pontual, pertence de fato a todos nós.


Os workholics, as mães que dobram suas jornadas de trabalho para garantir ao filho uma vida melhor, os homens de terno, enclausurados nos edifícios com janelas que não abrem, os apressados, os atrasados, os que tem que buscar os filhos na escola, os que fazem horas extras, os mineradores e extrativistas, a massa operária, os aprisionados nos escritórios, nas salas de aula, nos hospitais, nos conventos, nos batalhões, os trabalhadores do metrô,  todas essas pessoas e alguns mais, tiveram seu direito ao pôr-do-sol cassado.

Porque antes de ser feliz há que se sobreviver, dignamente ou beirando a miséria, mas em qualquer um dos casos a conta chega na forma de subtrações naturais: o caminhar calmamente, o observar claramente, os dias de preguiça, as noites quentes de lua cheia...e o nosso pôr-do-sol.

Esse direito nos foi tirado a partir do momento em que criamos a sociedade e nos impusemos a viver em nome dela e para ela, anulando assim , qualquer fração de segundo que não gere dinheiro...incluindo observar o pôr-do-sol.

Esse direito também nos foi tirado quando nos aglomeramos em metrópoles imundas que através de arranha-céus nos escondem o entardecer...E quando se olha no relógio, com tantas preocupações a correr pela mente, já é noite e ninguém lembra mais como seria  ver o sol se pondo por de trás dos grandes morros.

Felizmente alguém inventou o horário de verão, para fins que visam mais uma vez o dinheiro e a econômia para você e para o governo, mas ainda assim o horário de verão também trouxe a DEMOCRATIZAÇÃO DO PÔR-DO-SOL.

Por mais que você tenha estado preso, tantas vezes num lugar aonde não gostaria de estar, assim que conseguir se libertar, lá fora o sol vai te esperar, por pelo menos mais duas horinhas, e então vai se  pôr com a mesma  tranquilidade de sempre que só a natureza consegue  ter e que nós já não sabemos mais aonde encontrar.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Tecido de garrafa PET

A moda dos tecidos feitos a partir da reciclagem de garrafas PET, finalmente ganhou o espaço e a atenção merecidos. A nova camisa da seleção brasileira de futebol será confeccionada exatamente com esse tipo de material.

Oito garrafas PET garantem uma camisa mais leve e de qualidade superior. Clique aqui e veja a notícia na íntegra e a imagem da nova camisa.

E como, enfim, essa tecnologia vai passar a ser do conhecimento da massa, quero divulgar nessa postagem um pouco mais sobre essa técnica de reciclagem que transforma plástico em tecido.

O processo começa no momento do descarte, quando essa embalagem de garrafa PET é enviada para reciclagem e chega às usinas, onde será moída e em seguida derretida, formando uma fibra mais fina que a do fio de algodão.

Nesse vídeo podemos entender exatamente como se inicia e termina o processo da transformação da PET em tecido. O produto final deste vídeo são sacolas retornáveis. Vale a pena assistir!



As camisas da seleção brasileira, desenvolvidas pela Nike, utilizam  oito garrafas PET em sua fabricação. Mas como nem eu, nem você, somos o Ronaldinho Gaúcho ou o Káka, as roupas produzidas com esse tecido que já estão no mercado, costumam utilizar apenas duas garrafas.

O tecido é ainda mais leve e maleável que o próprio algodão.

Achei o site de um fornecedor de tecido feito de PET. Se tiver interesse clique aqui.

Muitas grandes marcas, já trabalham com, pelo menos, uma linha de tecido PET. Na onda verde, todo mundo quer dar a sua garfada. Mas não acho que isso seja ruim. Quanto mais as pessoas optarem por esse tecido, mais ele vai ganhar lugar no mercado e mais garrafas serão recicladas.



Saiba mais:
Programa Carência Zero
Ambiente Brasil
Ecotece

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

A massa que ninguém vê: CATADORES

Todos os dias eles estão por entre os carros, por todas as ruas, na chuva fina ou no sol forte, puxando um carrinho abarrotado. Todos os dias eles trabalham limpando o que você sujou. Eles fazem esse trabalho silencioso, revirando o seu lixo, desvendando o quão impactante é o seu consumo cotidiano.

Eles estão espalhados, trabalham sozinhos ou acompanhados; mulheres, homens, velhos ou crianças; eles são a população da heterogênia. Não há fracos, não há fortes, há pessoas sobrevivendo do seu lixo.


O lixo que você descarta, sem se importar aonde vai parar. O lixo dos aterros, das calçadas dos escritórios, dos latões, do meio da rua. O lixo que iria entupir mais bueiros, contaminar os solos, chegar ao oceano e assassinar espécies. O seu lixo de cada dia é o ganha pão do dia deles.

O lixo que ninguém quer mexer, que todo mundo reclama, que as autoridades escondem por baixo dos tapetes...todo esse lixo são eles que recolhem. Eles são quem o mundo sentenciou: catadores. Uma legião de seres-humanos fazendo o trabalho que ninguém quer fazer e sem o mínimo reconhecimento por isso.

Homens sem nome nem sobrenome, sem registro na carteira e passaporte para a cidadania. São eles: homens e mulheres de todas as idades que mostram ao mundo o que o mundo não quer ver: o seu lixo é reciclável, é viável economicamente; gera renda, ofício, sustenta famílias.

O seu lixo, que você insiste em misturar : bituca de cigarro com garrafa pet, embalagem de sorvete e restos de comida que você deixou apodrecer, sobra para eles. São eles que tocam na sua sujeira de cidadão civilizado, incapaz de lavar, separar e reciclar os  restos do seu próprio consumo.

Você não é capaz disso! Mas eles são capazes de muito mais! São os verdadeiros agentes ambientais não remunerados pelo governo, explorados pelos sucateiros, ignorados pela outra massa dentro de suas máquinas poluidoras.

Eles estão diminuindo o impacto do consumo da sua família e da família dos seus vizinhos. É você que tem que dizer obrigado, sempre que alguém recolher os recicláveis que você ia jogar fora junto com seu lixo. Não eles!

Pensem nisso!

Uma observação de extrema importância: Imprenscindível dizer que os catadores, os quais eu menciono e defendo nesta postagem, não são os mesmos que utilizam cavalos em sua jornada de trabalho. Homens de verdade trabalham com seu suor e força e não utilizam animal nenhum, numa exploração que minimiza seus esforços. Animais não estão aqui para nos servirem e nenhuma exclusão social e dificuldade financeira, por mais extrema que seja, justifica maus tratos, inanição e escravidão. Esses cavalos explorados pelos homens chegam a ter seus olhos vazados pelas chicotadas que invariavelmente recebem de seus algozes. E isso, além de inaceitável é  um crime! E criminosos devem ser penalizados.


Essa é uma realidade com qual não compactuo, nem aceito jamais. É uma realidade que eu repudio!

Leia mais: Eco-heróis por Nayana Ferreira


domingo, 21 de fevereiro de 2010

Visual Novo

Amigos leitores do meu blog: não estranhem! Revolucionei o layout do blog, simplesmente para ser fiel a causa que escolhi defender nessa vida: o meio ambiente.

Está comprovado que fundos escuros, além de serem mais confortáveis para os leitores, reduzem o consumo de energia, sendo assim coube a mim aderir a idéia e modificar o blog. Espero que gostem e entendam a iniciativa.

Aproveitando quero indicar o Black Pixel, que é um programa que se instala no computador e reduz tanto o consumo de energia quanto as emissões de CO2. Maiores informações na página do Greenpeace , para baixar o Black Pixel clique aqui.

Ecodicas

Reuni nessa postagem algumas ecodicas, que a grande maioria deve estar cansada de saber, mas ainda assim vale lembrar, para que cada pessoa faça a parte que lhe cabe nesse planeta.

 Seguem as ecodicas:

 ÁGUA



 * Encurte o tempo de seus banhos, além de economizar água, você economiza energia. Quando for se ensaboar desligue o chuveiro.
* Reutilize a água da máquina de lavar roupas para lavar o quintal e a calçada, por exemplo.
* Instale cisternas na sua casa e reaproveite a água da chuva.

CARRO



* Calibre os pneus do seu carro regularmente, pneus não calibrados adequadamente exigem mais do motor, aumentando o consumo de combustível e a emissão de gás carbônico.
* Use menos o ar-condicionado.
* Prefira modelos menos poluentes.
* Opte pela lavagem a seco.

GELADEIRA

 * Quando for abrir a geladeira, retire de uma vez só todos os ingredientes que vai usar, para evitar o abre fecha desnecessário e o consumo excessivo de energia.
* Descongele regularmente a geladeira, o excesso de gelo faz com que o aparelho gaste mais energia.
* Não coloque alimentos ainda quentes dentro da geladeira, nem a deixe aberta enquanto coloca o suco no copo, por exemplo.
* Isso também aumenta o consumo de energia do aparelho.
* Coloque em uma garrafa térmica a água gelada para o consumo de sua família, além de ser prático isso vai cessar o abre e fecha da geladeira e economizar energia.
* Não deixe sua geladeira próxima do fogão, isso exige um maior consumo energético.
*  Não utilize a parte de trás da geladeira para secar panos ou roupas. Mantenha a ventilação adequada do radiador da geladeira, você terá uma economia de 15% de energia.

CELULARES

* Não troque de aparelho desnecessariamente e por modismos.
* Procure postos de coleta de bateria quando for descartar o celular velho.
* Use apenas o tempo necessário para carregar o celular e não deixe o carregador na tomada, após o carregamento.
* Prefira carregadores solares.

PAPEL



 * Reduza as impressões, quando for imprimir utilize frente e verso do papel.
* Reutilize folhas e cadernos impressos de um lado só para rascunho.
* Opte por utilizar papel reciclado.
* Dimunua o desperdício.
* Não compactue com as empresas que utilizam madeira ilegal para fabricar papel.
* Não compre papéis clorados, como filtros de café e envelopes, que não têm a menor necessidade de serem brancos. Esse tipo de papel precisa da dioxina para branquear o produto, substância esta que é cancerígena.
* Compre livros em sebos, prefira as bibliotecas ou baixe os e-books.
* Tire seu nome do mailing de empresas que enviam correspondências que não te interessam.

 ALIMENTOS



* Não desperdice alimentos: compre apenas o que for necessário, evite produtos com embalagens não recicláveis.
* Opte por alimentos orgânicos.
* Faça a compostagem do seu lixo orgânico.
* Diminua o consumo de carne.
* Prefira alimentos não industrializados.
* Utilize mais a panela de pressão para cozinhar. Isso reduzirá o tempo de preparo e economizará gás.
* Informe-se e aprenda mais sobre as deliciosas receitas vegetarianas.
* Jamais descarte o óleo de cozinha na pia. Esse óleo fatalmente chegará nos oceanos. Muitas ongs e empresas já fazem a coleta doimiciliar de óleo, informe-se!
* Consuma alimentos produzidos em sua região.

COMPUTADOR

* Monitores LCD gastam menos energia. Notebooks também são mais econômicos do que Desktops.
* Desligue o computador quando for ficar mais de 2 horas ausente e o monitor caso fique mais de 15 minutos sem utilizar o PC.

LÂMPADAS

* Prefira as fluorescentes ou LED, são mais caras, mas valem cada centavo porque reduzem verdadeiramente o consumo de energia.

OUTRAS

* Descarte conscientemente pilhas, baterias e lâmpadas.
* Plante árvores na sua casa ou na sua rua.
* Utilize produtos de limpeza biodegradáveis.
* Antes de reciclar, tente reutilizar e antes de reutilizar, reduza seu consumo.
* Incentive a reciclagem, no seu prédio, escola, rua.
* Saiba como as empresas tratam o ciclo dos produtos que oferecem, desde a matéria-prima até seu descarte final. Dê preferência para as empresas sustentáveis. SEMPRE!
* Prefira pilhas recarregáveis.
* Tire da tomada eletrodomésticos que você não utiliza com frequência.
* Esqueça as sacolinhas de supermercado e abuse das ecobags.
* Não utilize embalagens de aerosol, que contém CFCs, gás responsável pelo buraco na camada de ozônio.
* Prefira embalagens retornáveis.
*Não compre embalagens de isopor. Isopor é, na verdade, uma espuma de poliestireno, obtida a partir do benzeno, produto reconhecidamente cancerígeno.
* Para amaciar suas roupas, adicione ½ copo de vinagre ou ¼ de copo de bicarbonato durante o enxágüe.
* Prefira móveis feitos de material reciclado.
* Evite comprar móveis ou outros artigos feitos com madeira da Amazônia. Somente nos últimos quatro anos, 77 mil km2 da floresta foram devastados, uma área maior que os estados do Rio Grande do Norte e Sergipe juntos.


 Você tem mais alguma ecodica? Então compartilhe com a gente!

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

PL 5974/2005 - dispõe sobre incentivos fiscais para projetos ambientais.

Waldeck Ornelas

O Projeto de lei 5974/2005, de autoria de Waldeck Ornelas dispõe sobre incentivos fiscais para projetos ambientais, o que possibilita deduzir do imposto de renda, de pessoas físicas ou jurídicas, doações feitas a organizações não governamentais que promovam projetos de preservação ambiental e uso sustentável.

Quem adorou a idéia levanta a mão???Claro que isso faz a gente se questionar e até duvidar, de que se o projeto for realmente aprovado, esse dinheiro vai chegar nas mãos certas ou se será desviado, de algum modo, por aqueles salafrários de plantão no poder. Ainda assim, isso não diminui o brilhantismo da idéia original.

E como a gente não pode perder as esperanças jamais, eu acredito que se o PL for aprovado será um passo importantíssimo para nossa carreira sustentável.

O projeto é bem antigo e parece-me que não há grande empenho por parte do Senado para que seja aprovado. Pensando nisso resolvi criar uma peticão de apoio ao PL. Clique aqui e assine a petição, manifestando a sua opinião! Proteste e Divulgue já!

Nesse link você tem acesso aos nomes e e-mails de todos os senadores. Proteste!
Com a aprovação desse PL, além de conseguir desviar do governo um dinheiro que nunca temos certeza para onde vai, estaremos fortalecendo ONGS para que projetos incríveis tenham continuidade e possam crescer. A natureza agradece. E eu também!

Aproveitando a oportunidade seguem abaixo outros projetos de igual ou maior importância que tramitam tanto no Senado quanto na Câmara sem ainda terem sido aprovados. Saiba mais, pesquise mais e cobre ações da maneira que achar conveniente.

Tramitando no Senado:

PLS 33/2008: de autoria da Comissão Mista Especial de Mudanças Climáticas, que funcionou antes da criação da comissão permanente (a CMMC), o projeto trata da Redução Certificada de Emissão (RCE), uma unidade padrão de redução de emissão de gases de efeito estufa correspondente a uma tonelada métrica de dióxido de carbono. Já incluído na ordem do dia, o projeto será tema de audiência pública na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) antes de ser votado em Plenário.

PLS 34/08: também de autoria da Comissão Mista Especial de Mudanças Climáticas, o projeto concede incentivos aos proprietários rurais que mantiverem voluntariamente reservas florestais maiores do que os limites legais. O projeto, que já está na ordem do dia do Plenário, também deverá ser tema de audiência pública na CMA.

PLS 142/07: de autoria do senador Renato Casagrande (PSB-ES), o projeto autoriza a concessão de benefícios às unidades rurais que adotam sistemas e técnicas produtivas que contribuem para a preservação das bacias hidrográficas. A matéria está pronta para ser votada na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), onde tem parecer favorável da senadora Kátia Abreu (DEM-TO).

Tramitando na Câmara

PEC 115/1995: de autoria do deputado Gervasio Oliveira (PSB-AP), inclui o cerrado na relação dos biomas considerados patrimônio nacional. A matéria aguarda votação do Plenário da Câmara.

PL 1991/2007: de autoria do Poder Executivo, institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Tramita apensado ao PL 203/1991. APROVADO!

PL 3535/2008: de autoria do poder Executivo, institui a Política Nacional sobre Mudança do Clima, com o intuito de definir e implementar medidas para promover a adaptação de municípios, estados e regiões, além de setores econômicos e sociais, às mudanças climáticas. Tramita em conjunto com o PL 18/2007.

PLP 351/2002: de autoria de Marina Silva e conhecido como projeto "FPE Verde", compensa os estados que tiverem em seus territórios unidades de conservação ambiental e terras indígenas demarcadas, com um repasse maior dos recursos do Fundo de Participação dos estados e do distrito federal (FPE). Aguarda inclusão na ordem do dia do Plenário da Câmara.

PL 4842/1998: de autoria Marina Silva (o número original no Senado é PLS 306/1995), regulamenta o acesso aos recursos da biodiversidade do país, incluindo sanções penais para crimes contra o patrimônio genético com o intuito de combater a biopirataria.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Pet Board - prancha de surf feita com garrafa pet

Está disponível no You Tube, há cerca de um ano, um vídeo de um surfista brasileiro, que com muita criatividade inventou uma prancha de surf feita com garrafas pet. No vídeo caseiro, ele mostra o passo a passo para a fabricação da pet board, que é indicada, principalmente, pra quem não tem grana para investir numa prancha original, mas quer começar a surfar.

 As garrafas são cortadas, lixadas, coladas e o produto final surpreende. Ele usa cds no lugar das quilhas e dá todas as dicas para que qualquer pessoa consiga também fabricar sua própria Pet Board.

Este é o vídeo


Neste outro vídeo a qualidade da prancha é confirmada e mostra que é possível surfar com a Pet Board


A idéia é simplesmente genial. Parabéns ao idealizador! A Pet Bourd merece ser divulgada e aderida por aspirantes ou surfistas do mundo inteiro. Quem tiver mais informações sobre o inventor, por favor comente.

domingo, 7 de fevereiro de 2010

O gás que vem do lixo, pode e deve ser reaproveitado!

A Petrobrás assinou contrato com a empresa Gás Verde para comprar o gás resultante da decomposição do aterro sanitário de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. O aterro sanitário Jardim Gramacho, já existe há 30 anos, recebeu uma demanda de lixo de 9 milhões de pessoas, durante esse período e será fechado dentro de dois anos.

O gás é retirado do lixo, separado o metano e o gás carbônico, e transportado por um ducto de 6 km até a Refinaria de Duque de Caxias (REDUC), que substituirá o gás natural, que vinha utilizando, pelo adquirido no aterro, para o seu insumo energético.

 A REDUC é uma das mais importantes refinarias da Petrobrás, possui uma área de 13 km 2, comercializa 52 produtos e paga ao governo cerca de R$ 4,8 bilhões através de impostos.Mesmo com o fechamento do aterro a produção do gás, que deve começar no final desse ano, deve se prolongar por mais quinze.

A utilização desse gás, que fatalmente, chegaria a atmosfera, renderá créditos no mercado internacional de carbono. Uma parte do dinheiro, obtido com a venda do gás, vai para as prefeituras de Duque de Caxias e Rio de Janeiro, projetos ambientais e para um fundo para os catadores de lixo do aterro sanitário.

A Petrobrás almeja alcançar algumas metas com a iniciativa, entre elas estão:

- reduzir as emissões atmosféricas de gases causadores de efeito estufa (GEE)
- tratar 2 milhões de litros/dia de chorume (substância tóxica proveniente do processo de decomposição de matéria orgânica)
 - recuperar a cobertura vegetal da área do aterro, estimada em 3 milhões m2
 - contribuir para a recuperação dos manguezais adjacentes ao perímetro do aterro, com cerca de 4 km lineares
 - implantar um plano de ação social, visando à melhoria da qualidade de vida dos atuais catadores de lixo.

E com isso todo mundo fica feliz: o presidente Lula, o ministro Minc e até eu, eterna insatisfeita com governo e Petrobrás, também fico feliz.

Feliz, porque já achava que nunca veria a Petrobrás apostando em alternativas desse nível, mas contrariando a todas as minhas expectativas: a tecnologia empregada é incrível e a proximidade entre o aterro e a refinaria, tornam o projeto indiscutível, na minha opinião.

 Ler essa notícia, reler em diferentes fontes , aumentou minhas esperanças num futuro lógico e sustentável. Fortaleceu minha teoria de que é possível ganhar muito dinheiro, economizar outro tanto e reverter quadros de poluição generalizada investindo no nosso lixo de cada dia.

Observando a realidade local, cada região e infraestrutura devem ser estudadas isoladamente para que só assim se chegue a uma conclusão. Apenas uma resposta não definirá o futuro sustentável do planeta, mas muitas ações implantadas regionalmente podem definitivamente nos tirar desse caminho torto que percorremos para chegar até aqui.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Bancada ruralista pretende destroçar Código Florestal



Liderados por Valdir Colatto (na foto ao lado), a bancada ruralista quer destroçar o Código Florestral, posto que defendem que protejer o meio ambiente atrapalha a produção.

No complô contra o meio ambiente, a bancada deseja:

retirar da lei a exigência de recomposição das áreas desmatadas para a consolidação das áreas de produção já existentes

descentralizar a legislação ambiental, permitindo que estados e municípios tenham regras próprias diferentes das regras da União (o que inclui livre decisão para , por exemplo, delimitar o tamanho das áreas de preservação nas margens dos rios, de acordo com seus interesses)

defendem que sejam criadas reservas ambientais em biomas, e não mais em áreas preservadas em cada propriedade, entre outras medidas insanas.

O PL da Anistia, que propõe a consolidação das áreas agricultáveis, sem recomposição das matas degradadas, deve estar entre as prioridades da bancada. Deixemos livres os delinquentes do passado, para que estes continuem no seu caminho marginal.

O PLP 12/2003, aprovado pela Câmara, em dezembro de 2009, trouxe emendas contrárias ao conceito de uma política sustentável. Uma dessas emendas limitou o IBAMA em sua competência para autuar crimes ambientais, quando o órgão licenciador for estadual ou municipal.

 Sobre o PLP 12/2003, Raul do Valle, coordenador do Programa de Política e Direito Socioambiental do Instituto Socioambiental (ISA) comenta: “Colocaram isso para se livrarem de autuações do Ibama. Quando foi proposto pelo Sarney Filho [PV-MA], o projeto tinha como objetivo criar condições de cooperação entre entes federativos. Mas uma parte essencial dele se perdeu. Talvez o Senado possa recuperar a dimensão da cooperação e retirar pontos colocados de última hora”.

 Os políticos “verdes”, tentarão impedir o atroplemaneto do Código Florestal pela bancada ruralista, buscando auxílio do Presidente Lula, eu, infelizmente não acredito que o Lula ficará contra essa quadrilha da motoserra, em pleno ano de eleição. Mas estejamos atentos para outras notícias.

 “...Parabéns, coronéis, vocês venceram outra vez, o congresso continua a serviço de vocês...”

Enquanto isso, no dia 29 de janeiro, em Ribeirão Preto, grupos ambientalistas, movimentos sociais e promotores do meio ambiente se reuniram em um ato público em defesa do Código Florestal. Cerca de 400 pessoas participaram do ato em Ribeirão Preto, com a divulgação de uma carta de apoio à legislação ambiental vigente. Mais de cem entidades assinaram a carta, inclusive o Greenpeace.

Estejamos atentos contra as investidas arbitrárias, desconexas, mesquinhas e infames dessa meia dúzia de podres de rico, que não estão interessados com a capacidade de produção do país, mas sim com a sua própria fonte de renda. Para eles a Amazônia pode acabar amanhã, contanto que aumentem os hectares de suas fazendas e a fortuna do seus bolsos.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Madeira Plástica

Investindo em tecnologia específica a gente chega lá! Já existe disponível no mercado brasileiro a madeira plástica, originada a partir da reciclagem de polímeros, principalmente o polietileno de alta densidade e misturada com outros materiais como serragem, carbono de cálcio entre outros, que garantem a resistência necessária do produto final.



A madeira plástica vem sendo empregada em bancos de praça, instalações para lixo, cobertura de pontes, escadas, corrimãos, guardas de sacadas, decks de piscinas e outros, dormentes de trilhos de trens e metrôs e paletes para transporte e armazenamento de mercadorias, ou mesmo em aplicações sanitárias e urbanas, como tampas de instalações subterrâneas, "bocas de lobo" de esgotos pluviais.

 Vantagens
* Resistente à corrosão.
* Imune um pragas, como cupins, roedores e insetos; não mofa, não cria fungos e não absorve umidade.
* Não forma farpas, não racha, nem empena pelo secamento ou envelhecimento.
* Visualmente, pode ser idêntica a madeira convencional.
 * Livre de pintura e manutenção.
* Maior agarre a parafusos e pregos, não rachando com a introdução dos mesmos
* Limpeza feita com água e sabão.

Fabricantes

Faço questão de divulgar empresas e trabalhos inovadores como esses, mesmo que eu não ganhe um centavo com essa divulgação.

Somos acostumados a consumir madeira para tudo, de forma até desgovernada, sem nunca saber quais são suas origens. Usamos madeira para mobiliar as casas, fazemos portões, portas, batentes, usamos na construção civil e até para fazer caixão.

 Florestas se acabam para que continuemos com os mesmos padrões de vida. Se pesa na sua consciência utilizar tantas árvores mortas para seu conforto e segurança, agora você pode mudar, porque "...quando a gente muda o mundo muda com a gente..."

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Brasil e a energia eólica

A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) realizou no dia 14/12/2009 o Leilão de Energia de Reserva para a contratação da energia elétrica gerada por fonte eólica. Setenta e um empreendimentos abrigarão 773 aerogeradores que serão instalados no Ceará, Sergipe, Rio Grande do Norte, Bahia e Rio Grande do Sul, o diretor-geral da Aneel, Nelson Hübner, acredita que em breve a fonte eólica poderá competir com outras fontes como a biomassa.

Os contratos terão uma vigência de 20 anos e começarão a vigorar em 1 º julho de 2012. A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), organismo encarregado de realizar o leilão, calculou que nos primeiros 20 anos, a soma destes parques de geração de energia eólica vai  produzir 132,015 gigawatts por hora (GWh), 1,4% a mais do que em um é ano gerado pela Usina Hidrelétrica de Itaipu.

Acredito que devemos explorar todas as formas de geração de energia através de fontes limpas. O país nos oferece condições climáticas e geográficas para isso; a nós cabe explorá-las e investir em tecnologia adequada.

Acredito que não precisamos de uma matriz energética gigante, mas variadas usinas menores, cuja fonte energética seja a mais abundante na região. Mais informações no site da e ANEEL e no Portal Brasileio de Energias Renováveis

Entendendo a energia eólica

O vento gira hélices gigantes que são conectadas a um gerador que produz eletrecidade. Mecanismos como esse são ligados um uma central de transmissão de energia. A quantidade de energia gerada varia de acordo com o tamanho das hélices e a velocidade dos ventos. Mas o que garante um bom aproveitamento de energia é instalar o gerador em locais onde os ventos além de fortes, sejam regulares.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...