Não poderia fechar o mês de fevereiro com uma notícia melhor.
A Justiça do Pará determinou ontem, dia 25 de fevereiro, a suspensão imediata da licença, que permitiria o início das obras, além de proibir qualquer repasse de verba do BNDS à Norte Energia S.A.
"Em todas as etapas do licenciamento, o governo federal, vem desrespeitando a Constituição e as leis ambientais, com o auxílio do IBAMA, que deixou de ser um órgão técnico e agora cede às pressões políticas."
"À medida que o tempo passa, mais estudos demonstram que essa obra não se sustenta nem mesmo do ponto de vista econômico. Seria a obra mais cara do país para pouca energia."
ressalta Felício Pontes Jr., procurador da República e um dos autores da ação contra Belo Monte.
Apesar dessa notícia alegrar nossos corações ambientalistas, certamente deve ter irritado e muito os envolvidos com a obra. E o problema é deles. Muita gente teria que pagar o pato pelas escolhas de um governo intimamente ligado com um pequeno grupo de empresários magnatas.
Não queremos Belo Monte. Não queremos energia que para chegar as nossas casas carrega sangue, miséria, extinção e morte.
BELO MONTE NÃO, OBRIGADA!
Outras notícias sobre a decisão da justiça:
2 comentários:
Mariana,
Parabéns pelo blog, sempre antenado e atualizado!
Esse problema e sua resolução passa por todos nós. Mesmo o cidadão comum, não pode mais ignorar esse tipo de aberração. Todos temos que nos comprometer de verdade, trazendo a tona no dia-a-dia esse tipo de discussão- da pessoa mais à menos informada.
gde ab
Cris, muito obrigada! Concordo inteiramente. Somos os consumidores finais...tudo o que acontece de errado acaba tendo o nosso aval para prosperar e enquanto ignorarmos os fatos, eles continuarão a destruir o planeta em nome do nosso bem estar.
Postar um comentário