Admito que já estava desistindo dessa tarefa simples, que para mim parecia impossível. Já havia tentado de várias formas, de acordo com várias dicas, livros e blogs diferentes. Falhei em todas. Mesmo com o melhor passo a passo disponível na internet, na minha opinião (lá do blog Come-se, da Neide Rigo que consegue cultivá-los até em garrafa pet). Por lá, ela sugere inúmeras possibilidades e indica os melhores grãos.
Eu já tinha tentado em pote de vidro - que nunca faltam aqui em casa, já que são meus organizadores de grãos - cobertos com uma telinha e elástico. Não deu certo.
Até que olhando para um pote de plástico guardado junto com outros potinhos, que eu sempre penso que podem ser úteis, achei a solução. Fiz furinhos embaixo para escoar a água e encima para ventilar.
Estamos no 4º dia e os brotinhos da lentilha já sorriem para mim.
Agora é esperar mais um pouquinho, para que cresçam mais e jogar na panela com shoyo...(estou aguada de vontade. Num sanduíche natural de verdade com folhas frescas, legumes e alguma pasta, pode ficar delicioso também).
Agora é partir para outros grãos e esperar pelos resultados!
Sei que os brotos são vendidos em mercados, mas os preços não me agradam. E sou daquelas que se posso fazer em casa...eu boicoto mesmo qualquer industrializado.
Para os bons resultados, basta lavar umas 3 vezes ao dia, sem deixar a água acumular. Se houver odor, descarte, significa que não vai dar certo. Jogue na compostagem, que provavelmente eles vão vingar em pesinhos.
Boa dica também para professores e educadores. Uma boa experiência para fazer com a criançada!!
Um comentário:
E seguem lindos, meus brotinhos, cada dia maiores...
Postar um comentário