"Vivo da floresta, protejo ela de todo o jeito, por isso vivo com a bala na cabeça a qualquer hora, porque vou para cima, eu denuncio. Quando vejo uma árvore em cima do caminhão indo para uma serraria me dá uma dor. É como o cortejo fúnebre levando o ente mais querido que você tem, porque isso é vida para mim que vivo na floresta e para vocês também que vivem nos centros urbanos."

Zé Claudio, assassinado em maio de 2011.



segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Terráqueos

Em dezembro assisti ao documentário Terráqueos, que relata todos os níveis e métodos utilizados para torturar animais de diferentes espécies pautados por motivos diversos que incluem desde a alimentação e vestuário a espetáculos e entretenimentos, sempre para o deleite de nossa espécie tida como racional e superior.

Um exemplo de nossa espécie, que é maioria neste planeta: os psicopatas

E fico a me perguntar: será que se não fossemos assim tão evoluídos, como nos julgamos e preferimos nos classificar, mas sim,  mais selvagens e primitivos como um dia já fomos, cometeríamos menos barbaridades com os demais seres-vivos deste planeta???

O filme de quase 1 hora revela cenas chocantes, tristes e cruéis, que acontecem desde sempre nos quatro cantos do planeta e os culpados permanecem livres, absolvidos pela raça dominante deste planeta, que prefere ignorar fatos, desconhecer a realidade e desta forma continuar cúmplice com os olhos bem fechados.

Talvez para a maioria dos ativistas pelos direitos dos animais o filme seja um mais do mesmo, do que já estamos acostumados a ver e ainda assim continuar a lutar contra, servem apenas para que atestemos nossa incapacidade de mudar o mundo e principalmente as pessoas, carrascos incansáveis que perpetuam crimes para justificar sua renda. Dinheiro encharcado de sangue e dor.

Para os que não imaginam o que está por trás do churrasco do fim-de-semana, da jaqueta de couro, do casaco de pele, nos bastidores dos circos, atrás das portas dos CCZ, dos comércios de animais...o filme certamente vai revelar a verdade, além de crua e nua, real e desumana.

E se não podemos mudar o mundo...que mudemos o que está a nossa volta. Seja para os animais, seja para o ser-humano. Porque quem mede a solidariedade alheia e julga quem está fazendo caridade para os bichinhos, costuma fechar os olhos tanto para as pessoas...quanto e principalmente para os animais.

Aos que levantam a bunda do sofá para ajudar gente ou bicho: meu muito obrigada!

Para os cegos: minha piedade! Seu silêncio e desprezo não ajudam nada, nem ninguém!

Para os criminosos: JUSTIÇA! E certamente, não a dos homens, falha e ineficiente! Mas é fato: costumamos colher o que plantamos...e mesmo que esta colheita seja tardia, ela há de acontecer...

"Liberdade...abra as asas sobre nós"

Todos nós, independente da espécie!

Para assistir o vídeo: http://www.terraqueos.org/



sábado, 26 de fevereiro de 2011

Cassada licença parcial para Belo Monte

Não poderia fechar o mês de fevereiro com uma notícia melhor.

A Justiça do Pará determinou ontem, dia 25 de fevereiro, a suspensão imediata da licença, que permitiria o início das obras, além de proibir qualquer repasse de verba do BNDS à Norte Energia S.A.

"Em todas as etapas do licenciamento, o governo federal, vem desrespeitando a Constituição e as leis ambientais, com o auxílio do IBAMA, que deixou de ser um órgão técnico e agora cede às pressões políticas."

"À medida que o tempo passa, mais estudos demonstram que essa obra não se sustenta nem mesmo do ponto de vista econômico. Seria a obra mais cara do país para pouca energia."

ressalta Felício Pontes Jr., procurador da República e um dos autores da ação contra Belo Monte.

Apesar dessa notícia alegrar nossos corações ambientalistas, certamente deve ter irritado e muito os envolvidos com a obra. E o problema é deles. Muita gente teria que pagar o pato pelas escolhas de um governo intimamente ligado com um pequeno grupo de empresários magnatas.

Não queremos Belo Monte. Não queremos energia que para chegar as nossas casas carrega sangue, miséria, extinção e morte. 



BELO MONTE NÃO, OBRIGADA!


Outras notícias sobre a decisão da justiça:

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Soldado do Lixo...

Talvez você não perceba ou nunca tenha se dado conta de que existe um exército que trabalha em silêncio.
Um exército onde não existem generais ou capitães; são todos soldados.
E como soldados não temem a batalha, as intempéries , nem reclamam; apenas batalham.
A sua ração é pouca, as condições de sobrevivência são extremamente precárias.
A esses soldados foi negada a patente e nesta guerra não são reconhecidos , foram renegados, pelo seu país; que nem os ver passar, exceto quando atrapalham o seu caminho.
Trabalham diariamente em troca de um punhado de comida e um farto gole de bebida.
A exemplo de outros soldados que foram para a frente de batalha, estão na sua grande maioria incapacitados, física e psicologicamente.
E mesmo doentes nunca saberão da alegria da baixa, de voltar ao lar, do encontro com os familiares, eles não têm entes queridos.
Sua única propriedade, o seu carro de combate, que também se transforma a noite, em guarida.
Esse excército sem pátria abastece um mercado que fatura milhões e sem saber beneficia àqueles que nem mesmo os enxergam.
Sçao atentos a tudo e todos!
Mesmo não nos fixando o olhar, eles nos percebem.
E aquilo que descartamos, o nosso lixo, apenas isto os conforta, pois é ali que ele encontra a força para mais um dia de batalha.

José Carlos O. Froes

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Tudo passa, mas nada muda...

Achei esta foto no blog Língua Ferina e apesar da foto falar por si, exige apenas um esclarecimento, além do meu sincero desabafo.


A foto foi tirada em 2000, ocasião em que o PT era oposição e julgou muito baixo o aumento do salário mímino, que atingiu 19,2% uma grande porcaria também no então governo de FHC.

Onze anos depois a situação se repete, mas dessa vez foram os psdebistas que sinalizaram uma suposta insatisfação, com o aumento que chegou a 6,9% e manteve seu perfil sórdito e insuficiente.

Lembrando que mesmo com o PSDB e o DEM se mantendo contra esta decisão e  propondo um aumemto que faria o triste salário mínimo atingir a superbolada de 600 reais, nenhum dos excelentíssmos representantes destes dois partidos chegou a mencionar que absurdo, não foi a aprovação mínima de um salário que já é ridículo, mas sim a aprovação máxima do salário de todos eles, que ali estavam: falando muito, fazendo pouco. Culpando os outros e sugerindo glórias de seus partidos, como se fossem mártires por fazerem o trabalho que lhes cabe é obrigação e pelo qual são muito bem remunerados. 

Chico Alencar, do PSOL, foi o único que mencionou o episódio do aumento salarial de nossos representantes, além de obviamente ficar a favor de um aumento mais substancial. O restante, contra ou a favor, repetiu o passado, num museu de grandes novidades...onde quem governa, finge que governa para o povo e quem se opõe, é contra, apenas para estagnar o governo e não para fiscaliza-lo, cobra-lo e exigir mudanças em nome do povo que os elegeu.

E enquanto isso: muito auxílio paletó, muita alteração na legislação ambiental, muito magnata cada vez mais rico, porque gera subempregos, bilhões gastos com locomoção, seja aluguel de carros, seja passagem aéria, auxílio aluguel...além do que rola ás escondidas, muito caixa 2, propina, comissão, mensalão, tudo o que você conseguir imaginar e mais um pouco...

E para você? O que sobra? Comemore o governo de todos, dos pobres...que quer acabar com a miséria... mas segue nos mantendo reféns. O seu pão eu não sei...mas o terno italiano deles está garantido!

Os bilhões que o governo diz não ter de onde tirar para pagar um salário mínimo, que não chega  nem a ser decente...não existe,  porque continuará na conta bancária deles, patrocinando o caviar e as festinhas que eles farão, para as quais você nunca será convidado...

E viva a democracia!

Assistam mais a TV Câmara e as votações que acontecem ao vivo no Congresso Nacional. Para saber bem a cara e o que falam os filhos da puta, que você ajudou a eleger.


"A proposta das centrais sindicais era bastante razoável, porque, afinal, era um adiantamento de apenas R$0,50 por dia. E além disso, eu me senti constrangido, depois de acabar de receber um salário com um belíssimo aumento" disse Francisco Praciano, que juntamente com Eudes Xavier, foram os únicos petistas que votaram num aumento superior aos R$ 545,00 definidos pelo câmara.





segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Cartilha sobre os riscos da alteração do código florestal

O coletivo de organizações não governamentais ambientalistas SOS Florestas, divulgou no final de janeiro uma cartilha, cujo título é  "Código Florestal: Entenda o que está em jogo com a reforma de nossa legislação ambiental" .

A cartilha apresenta muito bem o assunto e esclarece o tema para os mais leigos e tão interessados quanto eu. Vale a leitura e principalmente a divulgação.

Até  porque os interessados em derrubar florestas andam espalhando boatos tortos, em tom de ameaça, onde sugerem que a não alteração do código florestal encarecerá os alimentos...

Vale lembrar que os alimentos já estão bem mais caros e as reservas florestais não têm absolutamente nada a ver com isso...

E que fique bem claro aos senadores e deputados: enquanto a maior parte da população receber como pagamento, em um árduo mês de trabalho, apenas o miserável salário mínimo: QUALQUER ALIMENTO SERÁ CARO!

Além disso os pequenos agricultores e produtores agroflorestais, não são favoráveis as alterações do código. Conseguem ter lucro garantindo a vida diversa, muitos deles não envenenam os alimentos, que você dará para o seu filho e certamente nenhum deles é milionário, mas vive digna e honestamente do seu trabalho sem destruir o planeta. 

Hipocrisia é uma palavra que nunca vou engolir. Se os animadíssimos devastadores de florestas, estivessem realmente preocupados com a inflação, que gera gasto para o seu bolso, teriam reprovado o aumento salarial exorbitante que abrangerá apenas os bolsos deles.

O que mais eles vão falar...e todos nós, brasileiros, vamos engolir, consentindo a ofensa, pastando alienados como os gados dos rebanhos deles ?



O cerrado que concentra grande parte dos produtores de grãos do país, também tem quase 50% de sua vegetação original completamente devastada. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) defende a criação urgente de unidades de conservação neste bioma. 




Mirem-se no exemplo daquele povo egípcio...

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Árvores - Mata Atlântica

A Mata Atlântica é de longe e sem dúvida nenhuma o bioma que mais foi  destruído ao longo de nossa teórica evolução. Estima-se que restam apenas 7% da cobertura vegetal original e diversas espécies de árvores e animais, fundamentais para a manutenção das reservas que resistiram, estão em extinção.

Na postagem Dia Mundial do Meio Ambiente: Árvores, há alguns exemplares das espécies nativas da mata atlãntica e das demais regiões do país. Mas nesta postagem as árvores citadas pertencem exclusivamente a Mata Atlântica.

Características da vegetação:

Floresta fechada e densa, composta por árvores de médio e grande porte, que geram sombra e umidade necessárias para a sobrevivência das demais espécies do bioma.

Jequitibá


Jequitibá Rosa
Em tupi-guarani jequitibá significa gigante da floresta, o nome é justo já que são  árvores de grande comprimento e perímetro, encontradas apenas no sudeste do Brasil, chegam a medir 60 metros. Há exemplares milenares dessa grandiosa espécie.

Palmeira Juçara




Na postagem sobre o juçai, já havia escrito um pouco sobre a palmeira juçara. Dizimada pela extração ilegal do palmito deveria ser encontrada desde o sul da Bahia até o norte do Rio Grande do Sul. Chega a medir 20 metros de altura.

Embaúba


Foto do blog Árvores de São Paulo


A Embaúba é importantíssima para a mata atlântica porque fornece alimento para diversos  animais principalmente aves, insetos e morcegos, além do lindo bicho preguiça que se alimenta de suas folhas. Seu tronco serve de abrigo para formigas, que mantém invasores distantes, incluindo o ser-humano, já que numa primeira machadada o devastador será presenteado com algumas boas picadas. Plantio também indicado para áreas urbanas.

Cambuci


Foto do blog Árvores na cidade


Árvore frutífera que nomeia o bairro do Cambuci, exatamente porque no ínicio do século passado era abundante nas margens dos rios. Também se encontra em extinção. Chega a medir 5 metros de altura. O cambuci também é o nome da fruta desta árvore.

Ceboleiro

Foto do blog Árvores de São Paulo

No passado o ceboleiro era tido como garantia de terra boa. Onde havia exemplar dessa espécie, o produtor rural sabia que poderia plantar que o cultivo seria proveitoso. A base de seu tronco é grandiosa, aconchegante, eu diria.



Árvores grandes, plantadas em calçadas, tornam as ruas e cidades além de mais bonitas, mais úmidas e frescas, suas copas grandiosas também permitem que a água das chuvas demore mais tempo para chegar aos sistemas urbanos de escoamento, que não ficam sobrecarregados e portanto diminuem os riscos de enchentes, claro que se isto estivesse aliado a educação e consciência de não se jogar lixo nas ruas  e deveriam ser mais utilizadas na arborização urbana, mas infelizmente por causa dos fios e das calçadas estreitas, essa é uma alternativa rara.




Indicações: Árvores de São Paulo
                  Árvores na Cidade
                















segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

É amanhã: Grande Ato em Brasília CONTRA Belo Monte

O blog E Esse tal Meio Ambiente?, postou hoje, essa convocatória, divulgada no site Xingu para Sempre e eu faço a minha parte, repassando essa informação.

Grande ato em Brasília contra

Belo Monte

Contra as mega-hidrelétricas na Amazônia!

Mais de meio milhão de pessoas já assinaram as petições contra Belo Monte, que serão entregues no Palácio do Planalto!
Na terça-feira, dia 8 de fevereiro, centenas de indígenas, ribeirinhos, ameaçados e atingidos por barragens, lideranças e movimentos sociais da Bacia do Xingu e de outros rios amazônicos estarão em Brasília para protestar contra o Complexo Belo Monte e outras mega-hidrelétricas destrutivas na região. Também irão exigir do governo que rediscuta a política energética brasileira, abrindo um espaço democrático para a participação da sociedade civil nos processos de tomada de decisão.
Convocamos todos os nossos parceiros e amigos, e todos aqueles que se sensibilizam com a luta dos povos do Xingu, a se juntar a nós, porque, mais que o nosso rio, está em jogo o destino da Amazônia.
A concentração para o ato ocorrerá às 9hs, no gramado em frente à entrada do Congresso Nacional. Após o protesto, uma delegação de lideranças entregará à Presidência da República uma agenda de reivindicações e as petições contra Belo Monte.
Participe, e ajude a convocar!
Movimento Xingu Vivo para Sempre – MXVPS
Conselho Indigenista Missionário – Cimi
Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira – COIAB
Instituto Socioambiental – ISA
AVAAZ


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...