"Vivo da floresta, protejo ela de todo o jeito, por isso vivo com a bala na cabeça a qualquer hora, porque vou para cima, eu denuncio. Quando vejo uma árvore em cima do caminhão indo para uma serraria me dá uma dor. É como o cortejo fúnebre levando o ente mais querido que você tem, porque isso é vida para mim que vivo na floresta e para vocês também que vivem nos centros urbanos."

Zé Claudio, assassinado em maio de 2011.



quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

A culpa é de quem?

"...mas eu queria somente lembrar 
que milhões de crianças sem lar
são frutos de um mal que floriu
num país que jamais repartiu"
Futuro do país
Planet Hemp


Inúmeras cidades em estado de calamidade, dinheiro público não usado para combater tragédias, evitar catástrofes e providenciar  vida digna, mas  que agora, depois que muitos perdem tudo,  serve para tapar buracos, com gambiarras promovidas por um governo, que antes inerte não agia e agora tenta recolher os cacos. A bolada é liberada, criam-se salvadores e heróis mentirosos...mas a vida não é recuperada com dinheiro, para quem perdeu a família inteira o auxílio aluguel não há de trazer tanto conforto.

Daqui algum tempo, as cidades serão reerguidas no mesmo local onde jaziam, locais irregulares, onde não poderiam haver habitações, mas logo estarão infestadas com submoradias como sempre foi e sempre será.

As pessoas entrevistadas pelos abutres jornalistas, reclamam do governo, ao mesmo tempo que lançam seu lixo na rua, sem culpa, com a sensação de que o mundo é nosso e água não nos pode varrer da face da Terra, da forma como faz há séculos, com ou sem aquecimento global, sejam os mortos humanos ou de qualquer outra espécie deste mesmo planeta.

Reclamam também das árvores que caem, atrapalhando o tráfego, sem perceber que errado e burro foi ter concretado tudo, construído rodovias as margens dos rios, pavimentado cidades de norte a sul...e esperar pelo Deus salvador que mudará as características do clima e do tempo....para que a natureza se adapte ao nosso sistema imbecil de viver...

E lá vem as conversas e merchandising de sempre. O código florestal tem que ser mudado para alimentar você e a sua família, mesmo que suas medidas insanas fomentem mais tragédias, onde morrem sempre os que tem menos. Menos dinheiro, menos estrutura, menos educação, menos respeito, menos direito, menos cultura, menos dignidade, menos saúde, menos acesso, menos vida!

Aliás os pequenos agricultores foram os mais prejudicados nesse desastre da vez...e o que fez Aldo Rebelo e a bancada ruralista para ajudar essa gente???

Enquanto as pessoas atravessam seu inferno pessoal, a sociedade se une para fazer o trabalho do governo, voluntária e solidariamente e os homens do poder se reunem para aprovar licenças ambientais, que violam as leis vigentes e devastam a natureza e ecossistemas inteiros  e que futuramente ditarão as próximas tragédias.

As empresas se alimentam com a devastação do planeta e arrotam a palavra da moda: sustentabilidade. Envolvidas num marketing fajuto, apoiados pelo governo, ainda nos querem transferir dívidas, como se cada um de nós pudesse salvar o mundo, o mundo que está na mão deles, que decidem o nosso futuro...E enquanto "a gente" salva o mundo...eles continuam ganhando dinheiro, claro que com a destruição deste mundo...que eles querem que nos salvemos!

As minhas medidas, ações e escolhas, a minha economia de  água, meu vegetarianismo, a  reciclagem do meu lixo, minha pequena hortinha, minhas grandes árvores e as que planto em praças e ruas, minhas compras carregadas na minha ecobag, meu optar pela bicicleta, pelas marcas que não testam em animais, meus animais, que salvei e não comprei,  o meu ato de recolher voluntária e solitariamente o lixo de alguém que nunca vi, mas que ao visitar a minha cidade deixou seu rastro numa praia que pertence também aos animais... realmente não vão salvar o mundo, mas revelam como penso, o que quero e quem eu sou. 

E definitivamente...eu não sou como eles, nem preciso do que a maioria necessita tão fervorosamente. Também não quero dividir com eles as migalhas, que nos ofertam, de gigantesca fatia que lhes cabe desse bolo tão injustamente dividido.

Somos poucos, mas estamos certos. Os loucos são os focados exclusivamente nos próprios umbigos. Que para assegurar uma economia, que teoricamente nos faz crescer...nos obrigam a comprar, gastar, consumir sem limites, sem sentido, sem razão...mas de repente em nome desta mesma economia...o preço de tudo aumenta, quem exporta matéria prima ganha mais, mas quem vai ao supermercado paga bem mais caro, principalmente pelo pedaço da carne...com toda aquela proteína que insistem em nos obrigar a ingerir para que tenhamos uma suposta alimentação saudável, mas que certamente ficará fora do prato da maioria...enquanto os gringos comerão esta mesma carne, produzida com a criação de gado que devastou a Amazônia e para eles sairá baratinho.

E todos são culpados. Os que reclamam do governo, mas lavam suas calçadas, compram e desperdiçam, lançam seu lixo na rua, nas praias...no mar. Todos os que compactuam com as escolhas erradas dos mais ricos, direta ou indiretamente, querendo ou sem querer. Este é o preço que pagamos: todos somos culpados!

Mas o governo e a cúpula de empresários associados a eles, certamente mereceria a prisão perpétua.













3 comentários:

Anônimo disse...

A culpa inicialmente e de todos, da população em geral, somos culpados pelo políticos irresponsáveis e descomprometidos com o ideal coletivo que colocamos no governo, desde as esferas municipais, nossos vereadores são uma comédia, nossos deputados estaduais nem sabem o que faz um deputado e nossos parlamentares no congresso teem um interesse único, lucrar com seus acertos e desvios; Somos culpados por não cobrar e sequer questionar as atitudes destes políticos. Somos culpados por termos "memória curta" e reelegermos os mesmos caras que nada fizeram pelo país nos mandatos anteriores

Estamos acometidos de uma grave doença que acabará por nos matar: COMODISMO

Somos um povo fraco, inerte, acomodado e desinteressado do próprio futuro

Parece que os anos de luta durante a ditadura fizeram de nós covardes, incapazes de mobilizar-nos para fim nesta situação de desmando que impera no país

http://www.mobilizadorgeral.blogspot.com/

Instituto EcoFaxina disse...

Excelente matéria!
Não Podemos desistir de nossos ideais e projetos, porém, temos que ter a consciência de que O SISTEMA NÃO FUNCIONA e em breve será destruído.
Enquanto as mega corporações estiverem no topo do poder (pirâmide) com o único objetivo de obter lucros, 24.000 crianças continuarão morrendo a cada dia assim como 33.000 animais marinhos continuarão morrendo por causa do lixo que jogamos no mar.
Parabéns Mariana!

Carolina Daemon Oliveira Pereira disse...

A imagem é maravilhosa tb, vou usar qquer dia desses e te dar a fonte.
abs :-)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...