"Vivo da floresta, protejo ela de todo o jeito, por isso vivo com a bala na cabeça a qualquer hora, porque vou para cima, eu denuncio. Quando vejo uma árvore em cima do caminhão indo para uma serraria me dá uma dor. É como o cortejo fúnebre levando o ente mais querido que você tem, porque isso é vida para mim que vivo na floresta e para vocês também que vivem nos centros urbanos."

Zé Claudio, assassinado em maio de 2011.



segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Tecnologia e Meio Ambiente

Quando pensamos em sustentabilidade e meio ambiente associamos a idéia de uma forma mais rústica, de se viver com pouco, reutilizar desde a água da chuva até as inevitáveis embalagens de consumo, comprar menos, prefirir alimentos não-industrializados e assim por diante. E a tecnologia parece não combinar muito bem com esse estilo de vida mais sustentável. Verdade?

Não, pelo menos para mim não. Eu, "riponga" de alma, natureba na medida do possível, apaixonada pela natureza e pelos animais, ainda assim amo a tecnologia e tudo o que ela nos proporciona e poderia proporcionar ainda mais... Lembro-me de acreditar que os computadores iriam, sim, substituir livros e cadernos nas escolas e na vida em um tempo curto...mas fui crescendo, crescendo e isso ainda não aconteceu. Ainda, pois eu continuo a acreditar que algum dia árvores não mais precisarão morrer para que possamos nos entreter, informar e aprender.

Os erros, que a maioria das empresas centenárias cometeu, com o descarte irresponsável de resíduos, por exemplo, não precisa e nem deve ocorrer atualmente. Uma prova disso são empresas como Nextel, Motorola, Nokia, Samsung e LG que já encaminham as baterias não mais utilizadas para a reciclagem. Cabe a nós utilizar esses serviços. Pois não adianta as empresas oferecerem esse esquema todo e as pessoas continuarem colecionando aparelhos velhos e inúteis em suas casas.

E que a tecnologia avance também nos setores de reciclagem. Máquinas melhores e mais modernas serão mais eficientes e portanto, mais utilizadas. Todo mundo ganha, inclusive o meio ambiente. Aliás, sou uma pessoa que acredita profundamente na riqueza desperdiçada nos lixos. Se o mercado da reciclagem tivesse a força das grandes empresas nacionais poderíamos extrair menos, destruir menos, aniquilar menos e reaproveitar tudo o que já descartamos no planeta, num ciclo sem fim. Fácil assim!

 Pesquisas e estudos, onde animais foram brutalmente torturados por décadas e mais décadas em nome da ciência e da longevidade da raça humana não precisam mais acontecer. Hojé é possível criar tudo sinteticamente para qualquer finalidade de pesquisa. Simples assim!

Existem milhares de alternativas sustentáveis e muitas delas só puderam acontecer porque possuimos a tecnologia necessária. A tecnologia foi certamente o maior passo dado pela humanidade rumo a evolução, mas quando a gente fala em humanidade é que se encontram os problemas.

 As pessoas preferem empregar a tecnologia em projetos bilionários, mesquinhos, tortos...tantas vezes. O mercado que nos permite assistir televisão aonde que que estejamos nos induz a comprar mais, a viver mais para comprar mais e descartar mais. Numa frenética e estúpida inversão de valores. Comprar para ser, ser para ter... E nesse caos, muitas vezes nos tornamos marionetes do mesmo sistema capitalista de sempre.

 Creio que o importante é ser consciente, não se deslumbrar (tanto) com as futilidades desenvolvidas e oferecidas graças a tecnologia avançada. Temos a faca e o queijo nas mãos. As escolhas são nossas. Podemos viver sim, em paz e harmonia com o meio ambiente, aliados a tecnologia, sem nos tornar reféns dela.

 Se você tem alguma informação sobre práticas utilizadas por empresas no setor de reciclagem, sabe de diferentes tecnologias que auxiliam na qualidade de vida do meio ambiente, não seja tímido(a) comente e reparta seu conhecimento conosco...é sempre bom aprender um pouco mais!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...