"Vivo da floresta, protejo ela de todo o jeito, por isso vivo com a bala na cabeça a qualquer hora, porque vou para cima, eu denuncio. Quando vejo uma árvore em cima do caminhão indo para uma serraria me dá uma dor. É como o cortejo fúnebre levando o ente mais querido que você tem, porque isso é vida para mim que vivo na floresta e para vocês também que vivem nos centros urbanos."

Zé Claudio, assassinado em maio de 2011.



terça-feira, 11 de maio de 2010

Barcelona - exemplo de coleta de lixo

Construído especialmente para os jogos olímpicos de 1992, o sistema subterrâneo de coleta de lixo de Barcelona é um exemplo de eficiência.

Em Barcelona, você não vai encontrar montes de lixo em frente aos domicílios esperando pelo caminhão da coleta, aliás também não há caminhões de coleta, nem lixo espalhado pelo chão. A cidade é limpa porque é eficiente e inovador o seu sistema de coleta de lixo.

Escotilhas substituem as arcaicas lixeiras, onde as pessoas depositam seu lixo. Um sistema de tubulação subterrânea encaminha esse lixo até um container, que depois de cheio é transportado para uma central de triagem, onde são separados o lixo orgânico do reciclável. O orgânico vira combustível que gera energia e o material reciclável segue para as indústrias de reciclagem.

O sistema de tubulação pode ser comparado aos já utilizados para fornecimento de água e gás e os edifícios construídos nas duas últimas décadas já possuem esse sistema internamente.


Vídeo com a notícia divulgada em 09 de maio de 2010 no Jornal Nacional



Não vejo motivos para que esse sistema não seja implantado por aqui. Já que para sua aplicação seriam necessárias algumas obras e como bem sabemos, obras são extremamente apreciadas por nossos governantes e representam além de geração de renda, também, geração de empregos, sempre defendidas por quem deseja o progresso e normalmente aceita pagar quaquer preço por ele. Neste caso estou de acordo. Copiemos esse exemplo europeu, copiemos suas obras, copiemos a reciclagem, a geração de energia através do lixo orgânico, copiemos a limpeza urbana e o fim das emissões de CO2 geradas pelos caminhões barulhentos de coleta de lixo...

Ou não? Vamos apenas copiar a extração de petróleo no mar feita pelos EUA e esperar e torcer muito para não colhermos por aqui, os frutos oleosos que eles estão colhendo por lá...

3 comentários:

Mimirabolante disse...

Vi na televisão,li tbm em um blog.......que invejazinha........bjcas

Mariana MT disse...

Mimirabolante - hahahah. Devo admitir que eu tb...deu até vontade de rumar para Europa...enfim, nossa realidade é outra! Queria te agradecer por sempre passar por aqui e deixar seus comentários, viu?? Obrigada mesmo! beijos.

Shirley Guimarães de Mello disse...

Marianha, sensacional. Não tinha visto esta reportagem. Barcelona é uma cidade incrível. Única, e de fato, não vi lixo nas ruas. Praças lindas com pessoas fazendo bom uso. Não é local de mendigos mas área de integração social urbana. Fora de série! É muita educação... Será que teremos a implantação disso aqui no Rio 2016? Aff... Excelente post, vou divulgar. bjs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...