Não que eu estivesse esperando um milagre, a solução para todos os problemas que envolvem o meio ambiente, mas o desfecho da Conferência em Copenhague foi de uma hipocrisia desmedida e uma piada de extremo mau gosto.
O encontro só serviu para que os grandes líderes desfrutassem do luxo oferecido pelos grandes hotéis onde se hospedaram, para que novas e mais emissões de CO2 fossem geradas e para desmascarar os falsos ambientalistas do poder.
O Obama, que anteriormente apoiava uma política sustentável se rendeu ao conservadorismo típico de seu pais, muito mais preocupado em manter-se no topo do mundo do que com o futuro climático do planeta Terra. E correu.
O Lula discursou, cobrou, foi aplaudido. No entanto quando as cortinas se fecham é com a arcaica extração de petróleo que ele pretende progredir sustentavelmente (???).
Carlos Minc tem boas intenções, acredito em seu empenho e na sua luta, mas será barrado sempre, pelo próprio presidente, pela ministra Dilma e por mais todos aqueles que se intressam muito mais pelo desenvolvimento econômico. E como já vimos, o meio ambiente é um obstáculo grande para este desenvolvimento torto.
Copenhague foi um fracasso, como talvez já fosse previsto. Lamento pela luta dos ativistas e manifestantes, por todos os abaixo-assinados e tentativas de um acordo por parte de quem de fato se empenhou. Que não valeu de nada. Mais um banho de água fria para aqueles que ainda acreditam que existem alternativas.
O medo de não ser, de fato, o dono do mundo, fará com que países como Estados Unidos e China levem para o buraco o resto do mundo inteiro. E o silêncio dos bondosos, apoiará a sentença. Então, tratemos de respirar, comer, beber, banhar-nos apenas com dinheiro porque é só isso que nos vai restar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário