"Vivo da floresta, protejo ela de todo o jeito, por isso vivo com a bala na cabeça a qualquer hora, porque vou para cima, eu denuncio. Quando vejo uma árvore em cima do caminhão indo para uma serraria me dá uma dor. É como o cortejo fúnebre levando o ente mais querido que você tem, porque isso é vida para mim que vivo na floresta e para vocês também que vivem nos centros urbanos."

Zé Claudio, assassinado em maio de 2011.



sábado, 26 de dezembro de 2009

COP - 15: o fiasco

Não que eu estivesse esperando um milagre, a solução para todos os problemas que envolvem o meio ambiente, mas o desfecho da Conferência em Copenhague foi de uma hipocrisia desmedida e uma piada de extremo mau gosto.
 
O encontro só serviu para que os grandes líderes desfrutassem do luxo oferecido pelos grandes hotéis onde se hospedaram, para que novas e mais emissões de CO2 fossem geradas e para desmascarar os falsos ambientalistas do poder.

O Obama, que anteriormente apoiava uma política sustentável se rendeu ao conservadorismo típico de seu pais, muito mais preocupado em manter-se no topo do mundo do que com o futuro climático do planeta Terra. E correu.

O Lula discursou, cobrou, foi aplaudido. No entanto quando as cortinas se fecham é com a arcaica extração de petróleo que ele pretende progredir sustentavelmente (???). 

Carlos Minc tem boas intenções, acredito em seu empenho e na sua luta, mas será barrado sempre, pelo próprio presidente, pela ministra Dilma e por mais todos aqueles que se intressam muito mais pelo desenvolvimento econômico. E como já vimos, o meio ambiente é um obstáculo grande para este desenvolvimento torto.

 Copenhague foi um fracasso, como talvez já fosse previsto. Lamento pela luta dos ativistas e manifestantes, por todos os abaixo-assinados e tentativas de um acordo por parte de quem de fato se empenhou. Que não valeu de nada. Mais um banho de água fria para aqueles que ainda acreditam que existem alternativas.

O medo de não ser, de fato, o dono do mundo, fará com que países como Estados Unidos e China levem para o buraco o resto do mundo inteiro. E o silêncio dos bondosos, apoiará a sentença. Então, tratemos de respirar, comer, beber, banhar-nos apenas com dinheiro porque é só isso que nos vai restar.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...