"Vivo da floresta, protejo ela de todo o jeito, por isso vivo com a bala na cabeça a qualquer hora, porque vou para cima, eu denuncio. Quando vejo uma árvore em cima do caminhão indo para uma serraria me dá uma dor. É como o cortejo fúnebre levando o ente mais querido que você tem, porque isso é vida para mim que vivo na floresta e para vocês também que vivem nos centros urbanos."

Zé Claudio, assassinado em maio de 2011.



sexta-feira, 14 de maio de 2010

Top 10 dos países que estão matando o Planeta

Essa postagem foi extraída do blog do Instituto Ecofaxina, o qual indico pelo trabalho sério e comprometido a favor do meio ambiente, aqui na Baixada Santista, local tão degradado e tratado com tanto descaso pela população que por aqui mora ou que aqui, apenas visita.

O texto revela quais são os países que mais estão destruindo o nosso planeta...e que ninguém nunca mais me venha com essa historinha de que o Brasil é um dos países que mais preserva suas reservas...porque isso é mentira!

"A crise ambiental que afeta o planeta atualmente é decorrente do consumo excessivo dos recursos naturais. Há considerável e crescente evidência de que a elevada degradação e perda de habitats e espécies estão comprometendo os ecossistemas que sustentam a qualidade de vida para bilhões de pessoas no mundo inteiro ", diz Corey Bradshaw, líder de um novo estudo da Universidade do Meio Ambiente Adelaide Institute, na Austrália que classificou a maioria dos países do mundo para o seu impacto ambiental.

O estudo, Avaliando o Impacto Ambiental Relativo dos Países, utiliza sete indicadores de degradação ambiental: a perda de floresta natural, a conversão do habitat, captura marinha, uso de fertilizantes, poluição da água, emissões de carbono e ameaça as espécies.

Ao contrário dos rankings existentes, este estudo evitou deliberadamente a saúde humana e dados de economicos, concentrando somente o impacto ambiental. Algumas variáveis como colheita, caça, a qualidade do habitat de recifes de coral, degradação dos habitats de água doce, pesca ilegal, padrões de ameaça em invertebrados e algumas formas de emissão de gases foram excluídos devido à falta de dados específicos de cada país.

Duas classificações foram criadas: o ranking "proporcional" de impacto ambiental, onde o impacto é calculado em relação a disponibilidade de recursos total, e um "absoluto" avaliação de impacto ambiental que mede a degradação ambiental total em uma escala global. Foram listados aqui os dez países mais agressivos para o impacto ambiental absoluto, aqueles que estão causando o maior dano, independentemente de cálculos per capitos.

O estudo, em colaboração com a Universidade Nacional de Singapura e da Universidade de Princeton, descobriu que a riqueza total do país foi o vetor mais importante de impacto ambiental. "Nós correlacionamos os rankings contra três variáveis sócio-econômicas (tamanho da população humana, a renda nacional bruta e da qualidade de governança) e constatamos que a riqueza total foi a variável mais importante para explicar que quanto mais rico, maior o seu impacto ambiental médio," disse o professor Bradshaw. "Há uma teoria de que com o aumento da riqueza, as nações têm mais acesso a tecnologias limpas, se tornam mais consciente ambientalmente e o impacto ambiental começa a declinar. Isso não foi verificado.", acrescentou.

10. Peru


Embora o Peru não pareça ser capaz de causar impacto ambiental maior que os países industrializados, esse país da América do Sul ocupa a 10ª posição geral. Dos 179 países, o Peru ocupa a 2ª posição em captura marinha e 7ª posição em espécies ameaçadas. Os excessos na pesca e o comércio ilegal de espécies ameaçadas de extinção parecem ser os culpados: A Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas de Extinção (CITIES) enumera no Perú dez espécies de animais como criticamente em perigo (como a chinchila de cauda curta foto acima), o último passo antes da extinção, 28 espécies em perigo e 99 como vulneráveis.

9. Austrália

Cerca de 11,5 por cento da área total da Austrália está protegida, o que deixa muita sobra para o uso desenfreado, que é como o país ocupa o 7ª posição em pior conversão de habitat. O país ainda ocupa a 9ª posição em uso de fertilizantes, e 10ª posição em perda de floresta natural.

8. Rússia

Menos da metade da população da Rússia tem acesso a água potável. Embora a poluição da água proveniente de fontes industriais tenha diminuido devido ao declínio na produção, os resíduos urbanos e a contaminação nuclear cada vez mais ameaçam as principais fontes de abastecimento de água deixando a Rússia na 4ª posição em poluição da água. A Rússia ainda ocupa a 5ª pior qualidade nas emissões atmosféricas - o CO2 é quase tão ruim quanto à qualidade da água, com mais de 200 cidades, muitas excedem os limites de poluição da Rússia. O país ocupa a 7ª posição em captura marinha.

7. Índia

De acordo com o Wall Street Journal, em um esforço para impulsionar a produção de alimentos, ganhar votos do agricultor e estimular a indústria nacional de fertilizantes, o governo aumentou o subsídio de fertilizantes de uréia ao longo dos anos, pagando cerca de metade dos custos da indústria nacional na produção. O excesso de ureia é tão degradante para o solo que produz em algumas culturas estão caindo. A Índia ocupa a 2ª posição em uso de fertilizantes, a 3ª posição em poluição da água, com uma crescente competição pela água entre os vários setores, incluindo agricultura, indústria, doméstico, potável, geração de energia e outros, isso está levando este precioso recurso natural ao esgotamento, enquanto o aumento da poluição ocasiona a destruição do habitat da vida selvagem que vive no interior. Ocupa ainda a 8ª posição em mais três áreas: espécies ameaçadas, captura marinha e emmissions CO2.

6. México

O México tem mais espécies de plantas e animais do que qualquer outro país: 450 de mamíferos (o Brasil, que é mais do que o dobro do tamanho do México tem apenas 394 espécies de mamíferos), cerca de 1000 aves, 693 répteis, 285 anfíbios e mais de 2.000 peixes. A partir de meados dos anos 1990, muitas espécies eram conhecidas por já estarem ameaçadas: 64 mamíferos, 36 aves, 18 répteis, três anfíbios e 85 peixes. O país demorou muito para aderir à Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas (CITES). O acordo internacional, principal para parar o comércio de ameaçadas e em perigo de plantas e animais, em vigor desde 1975, em 1991 a nação latino-americana foi a última a ingressar. É talvez por causa desses fatores que o México ocupa a 1ª posição em espécies ameaçadas. Uma das muitas razões? O país ocupa a 9ª posição em perda de floresta natural.

5. Japão


O Japão ocupa a 4ª posição em captura marinha. Em 2004, a população adulta de atum do Atlântico capazes de desova havia caído para cerca de 19% do nível de 1975 no Japão, que tem 1/4 da oferta mundial das cinco espécies grandes de atum: Atum azul, atum azul do sul, atum bigeye, atum amarelo e albacora. Após a moratória sobre a caça comercial à baleia em 1986, o governo japonês começou a sua "caça às baleias para fins de pesquisa" no ano seguinte, o que resultou em casos documentados de "carne de baleia científica" acabarem em bandejas sashimi. O Japão ocupa a 5ª posição em conversão de habitats naturais e em poluição da água, e 6ª posição em emissões de CO2.

4. Indonésia


Segundo a Global Forest Watch, a Indonésia era ainda densamente florestada em 1950, mas 40% das florestas existentes em 1950 foram derrubadas nos 50 anos seguintes. Em números redondos, a cobertura florestal caiu de 162 milhões de hectares para 98 milhões de hectares. Por causa disso, a Indonésia ocupa a 2ª posição em perda de florestas naturais, o que provavelmente tem relação com a sua 3ª posição em espécies ameaçadas. A Indonésia ocupa ainda a 3ª posição em emissão de CO2, 6ª em captura marinha, 6ª em uso de fertilizantes, e 7ª posição em poluição da água.

3. China

As águas costeiras da China estão cada vez mais poluídas por tudo, desde petróleo a pesticidas e esgoto, fazendo da China o 1º colocado em poluição da água. Na China 20 milhões de pessoas não têm acesso à água potável, mais de 70% dos rios e lagos estão poluídos e incidentes graves de poluição ocorrem frequentemente. A Organização Mundial de Saúde estimou recentemente que cerca de 100.000 pessoas morrem anualmente pela poluição da água e doenças relacionadas. A China é campeã em sobrepesca, 1ª posição em captura marinha. Acrescente a isso a 2ª posição lugar em emissões de CO2 e 6ª posição em espécies ameaçadas, o que leva a China ao bronze em impacto ambiental. As agências chinesas de proteção ambiental não têm autoridade, recursos financeiros e humanos suficientes. Quando há conflitos entre a protecção ambiental e o desenvolvimento econômico, muitas vezes perde a primeira para a segunda.

2. E.U.A.

Você acha que com toda a inteligência e os recursos que este país tem, seria um pouco melhor do que segundo lugar. Embora tenha uma posição respeitável em conversão de habitat natural (211), essa honra é apagada pela péssima classificação do país em outras áreas. Galopando na 1ª posição em uso de fertilizantes, a aplicação excessiva deste país de nitrogênio, fósforo e potássio (NPK) como fertilizantes resulta na lixiviação destes produtos químicos em corpos d'água, removendo, alterando ou destruindo os habitats naturais. Os E.U.A. também levam a 1ª posição em emissões de CO2, 2ª posição em poluição da água, 3ª posição para captura marinha, e 9ª posição em espécies ameaçadas. No momento o orgulho não é um sentimento americano.

1. Brasil

Em todas as sete categorias consideradas para o relatório, o Brasil ficou no top dez para todas, menos captura marinha: 1ª posição em perda de floresta natural, 3ª posição em conversão de habitats naturais, 3ª posição em uso de fertilizantes, 4ª posição em espécies ameaçadas, 4ª posição em emissões de CO2, e 8ª posição em poluição da água. Qual é a conta para todas estas áreas de impacto ambiental intenso?

Uma grande parte do desmatamento no Brasil pode ser atribuída à floresta amazônica, o desmatamento para pastagens por interesses comerciais e especulativos, as políticas governamentais equivocadas, projetos inadequados do Banco Mundial, e exploração comercial dos recursos florestais. Soja e cacau, bem como a pecuária, têm tido um efeito de longo alcance. Enquanto que a Mata Atlântica do Brasil, um dos ecossistemas mais diversificados do mundo, foi convertida em plantações de rápido crescimento (principalmente de eucalipto não-nativos) para matéria-prima do papel.


Ranking Proporcional

O índice proporcional, que leva em consideração o impacto, proporcional aos recursos disponíveis no país, classifica como os dez países criando o maior impacto ambiental negativo: Cingapura, Coréia, Qatar, Kuwait, Japão, Tailândia, Bahrain, Malásia, Brasil e Países Baixos.

Segundo o estudo a partir do qual ambos os rankings foram criados, "a continua degradação da natureza, apesar de décadas de advertência, juntamente com a crescente população humana (atualmente estimada em cerca de 7 bilhões e projetada para alcançar 9 a 10 bilhões em 2050), sugerem que a qualidade de vida humana pode diminuir substancialmente no futuro próximo. O aumento da concorrência por recursos, portanto, poderia levar a guerras freqüentes. A contínua degradação ambiental mostra que os países precisam encontrar soluções urgentemente ser identificados para que possam ser assistidos na conservação e restauração ambiental."

4 comentários:

Unknown disse...

Mari,

Indiquei o Evolução Sustentável para receber o selo do "Sunshine Award"!
Link: http://verdadeiramentedoce.blogspot.com/2010/05/sunshine-award.html

Fiquei chocada com o Brasil em 1º nos país que mais estão destruindo nosso planeta. Jurava que era os EUA.
Mas quando lê o porquê nós entendemos.

JAFA disse...

Caramba Mari.... Nunca tinha entrado aqui! Como perdi coisas interessantes!! Lerei com calma e comentarei gradativamente nos próximos dias! bj...

Mariana MT disse...

Jurubeba - Muito agradecida...vou acessar para saber direitinho. Beijos.

Jafa - Uma honra ter vc aqui. Seja bem-vinda sempre!

ConscienciaComCiência disse...

um 1º lugar digno de vergonha...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...