"Vivo da floresta, protejo ela de todo o jeito, por isso vivo com a bala na cabeça a qualquer hora, porque vou para cima, eu denuncio. Quando vejo uma árvore em cima do caminhão indo para uma serraria me dá uma dor. É como o cortejo fúnebre levando o ente mais querido que você tem, porque isso é vida para mim que vivo na floresta e para vocês também que vivem nos centros urbanos."

Zé Claudio, assassinado em maio de 2011.



sábado, 14 de agosto de 2010

Perto do fogo

Enquanto a água das chuvas devasta a China e já varreu as populações brasileiras de norte a sul do país, o fogo parece, também, querer se vingar, principalmente da espécie humana - tão desumana ao tratar a natureza.

O fogo que destróe a cidade de Marcelândia no MT, parece não querer párar. Dezessete serrarias foram completamente cosumidas pelo fogo e doze foram parcialmente destruídas. Como o fogo atingiu essas serrarias, fez queimar também as montanhas de pó de serra (que são os restos liberados pelas serrarias que ficam aglomerados em céu aberto).

No Pará, Tocantis e Goiás e até no Rio de Janeiro o fogo toma conta da vegetação. Reservas estão sendo destruídas, animais selvagens e o gado estão morrendo e ninguém pode fazer nada. IBAMA, bombeiros: NINGUÉM pode resolver nada, porque o clima seco e os ventos fortes são o pano de fundo mais que ideal para o fogo se espalhar e destruir tudo o que estiver em volta.

A natureza dá! Permite que centenas de homens fiquem ricos extraindo suas árvores, destruindo sua vegetação para criar gado. Mas o fogo tira, assim como a água. E por mais que nos consideremos a melhor espécie deste mundo, a cereja do bolo do Planeta Terra, a natureza não separa o joio do trigo. Sua força atinge a todos: fauna e flora e o pretencioso ser-humano.

Resta agora, colher os prejuízos financeiros...que parecem ser, sempre, a única questão que nos importa!


Estados                                                       Focos de Incêndio

Mato Grosso                                                        6.693
Tocantins                                                            4.210
Pará                                                                    2.526
Bahia                                                                  2.020             


                                              

3 comentários:

Crix D'Oliveira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Crix D'Oliveira disse...

A natureza nos dá tudo para que possamos sobreviver, e em troca o que damos? Só destruímos e devastamos. Tudo pela ganância e arrogância, por querer tudo do jeito que achamos ser o certo e por muitos acreditarem que a espécie humano pode tudo.

A natureza está dando a sua resposta a essa ignorância humana.

ConsciênciaComCiência disse...

Pois é Mari, será que esse fogo foi acidental? Está é uma prática muito conhecida para aproveitar estrago e utilizar as áreas afetadas para agropecuária, eu já estive no Mato Grosso em época de queimadas... o ar fica extremamente pesado!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...