"Vivo da floresta, protejo ela de todo o jeito, por isso vivo com a bala na cabeça a qualquer hora, porque vou para cima, eu denuncio. Quando vejo uma árvore em cima do caminhão indo para uma serraria me dá uma dor. É como o cortejo fúnebre levando o ente mais querido que você tem, porque isso é vida para mim que vivo na floresta e para vocês também que vivem nos centros urbanos."

Zé Claudio, assassinado em maio de 2011.



sábado, 30 de janeiro de 2010

Sociedade do Sol

A Sociedade do Sol é uma organização, sediada no CIETEC (Centro Incubador de Empresas Tecnológicas no campus da USP/IPEN) que desde 1999 desenvolve ASBC (aquecedor solar de baixo custo), projeto gratuito de um aquecedor solar de água, de 200 a 1.000 litros, destinado a substituir parcialmente a energia elétrica consumida.

No site da organização há um manual do usuário para a construção do ASBC disponível para os interessados em "fabricar" seu próprio aquecedor solar, além da divulgação de outros projetos do grupo, que incluem reuso da água da chuva, forno solar, aquecedores para escolas, entre outros.

 O site também oferece cursos, cadastra monitores e voluntários e está repleto de informações e dicas interessantes. Vale muito a pena visitar e quem sabe sair do computador e construir o seu próprio aquecedor solar.

Veja também:
Green Noise - energia gerada a partir de barulho
Brasil e energia eólica

3 comentários:

Adimilson Pacheco Duarte disse...

Mariana;

O acesso democrático a tecnologias sustentáveis são fundamentais para sobrevivência de todos, sobretudo os mais pobres.

Valeu pela dica.

Abraços;
Adimilson Pacheco Duarte
Belo Horizonte
www.rindocomapolitica.blogspot.com

Mariana MT disse...

Exatamente como eu penso. Obrigada pelo comentário. E saiba que vou visitar seu blog também!

Carolina Daemon Oliveira Pereira disse...

Oi Mariana, conheci o pessoal da Sociedade do Sol aqui no RJ e postei sobre eles tb, maravilhoso o projeto.
Grande abraço,

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...