"Vivo da floresta, protejo ela de todo o jeito, por isso vivo com a bala na cabeça a qualquer hora, porque vou para cima, eu denuncio. Quando vejo uma árvore em cima do caminhão indo para uma serraria me dá uma dor. É como o cortejo fúnebre levando o ente mais querido que você tem, porque isso é vida para mim que vivo na floresta e para vocês também que vivem nos centros urbanos."

Zé Claudio, assassinado em maio de 2011.



segunda-feira, 3 de maio de 2010

Carne de laboratório

Tomei  conhecimento dessa notícia através de um tweet da @mulhergorila que sempre repleta a ferramenta virtual com boas notícias, informações e novidades ligadas ao meio ambiente. E como a postagem anterior fala sobre vegetarianismo, achei bastante interessante divulga-la por aqui.

A nova e "duvidosa" invenção não está no mercado hoje e não estará amanhã, a previsão é que essa carne de laboratório esteja disponível no mercado em 5 a 10 anos. E até lá milhares de animais continuarão a morrer de formas cruéis e desumanas para garantir o "nosso bife de cada dia".

Originada a partir do cultivo em laboratório de células troncos ( e mais uma vez as benditas células troncos) ou músculos de animais, a carne de laboratório tem como principal vantagem o fato de evitar doenças como a gripe A. Também contém as proteínas, que parecem ser tão necessárias aos organismos humanos, pode ser consumida na sua versão light e sua fabricação é muito menos poluente que os modelos atuais da pecuária mundial.

A Holanda é o país que mais investe nesse setor de pesquisas e chegou a desembolsar US$ 5 milhões na invenção. Jason Matheny, diretor da New Harvest, uma organização sem fins lucrativos que une esforços de cientistas de todo o mundo nesta área, acredita que será possível, inclusive, criar hamburgueres que previnam ataques cardíacos. E essa é uma vantagem bastante relevante para todas as pessoas que defendem uma humanidade imortal...já que fazemos de tudo pára cada vez vivermos mais, adoecermos menos e mantermos por mais tempo essa teórica juventude, mesmo que isso não represente qualidade de vida e seja acessível apenas para um pequena parte da população.

Para os mais céticos e para quem vai torcer o nariz, os inventores defendem que a grande parte do que consumimos também vem de laboratórios e é processada ( e ainda assim todos esses industrializados de origem duvidosa aborrotam prateleiras de supermercados, enchem nossos carrinhos, lotam nossas dispensas e são por nós consumidos vorazmente e ninguém questiona suas origens).

O processo é ainda bastante caro e não poderia competir com o mercado atual. Sua fórmula consiste numa espécie de sopa biomédica composta de nutrientes procedentes de sangue animal e micro-organismos que resultam em pequenas tiras de 1 cm de carne.

Enfim...a novidade ainda não está disponível, mas pode ser no futuro uma opção mais sustentável e humana, já que optar por seu consumo pouporá tanto sofrimento causado para animais de abate.

E você: aceita um pedaço de carne de laboratório?

3 comentários:

Biosfera disse...

Bem interessante esses avanços... O nosso grande problema está relacionado, infelizmente, aos custos. Já que somos um país que investe em outras coisas... O fato é: estamos avançando em pesquisas que remediarão nossos desastres.

Nina (Mulher Gorila) disse...

Carnes vermelhas me atormentam... Bifes sangrentos agonizantes protagonizam os meus piores pesadelos... Sim, eu (ainda) devoro outros animais, mas comer sem culpa é o que mais quero :)

Ah, li que há um prêmio de US$ 1 milhão oferecido pela Peta para a melhor carne ‘in vitro’ produzida em escala comercial. O produto deverá ter preço competitivo e estar disponível em, no mínimo, dez estados dos EUA até 2012.

Mariana, foi muito legal chegar aqui e ver que você deu à notícia a atenção merecida.

Abraço

Mariana MT disse...

Biosfera - Concordo! A humanidade defende e propaga testes covardes em animais para fins tão duvidosos. ver pessoas empenhadas em soluções sustentáveis que diminuiram o sofrimento que causamos aos animais é muito reconfortante. Obrigada por comentar!

Mulher Gorila - que bom ter vc por aqui! Não sabia sobre esse prêmio da Peta...Quando a fundadora da PETA morrer será a maior perda da humanidade para quem tb se empenha em salvar os animais!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...