"Vivo da floresta, protejo ela de todo o jeito, por isso vivo com a bala na cabeça a qualquer hora, porque vou para cima, eu denuncio. Quando vejo uma árvore em cima do caminhão indo para uma serraria me dá uma dor. É como o cortejo fúnebre levando o ente mais querido que você tem, porque isso é vida para mim que vivo na floresta e para vocês também que vivem nos centros urbanos."

Zé Claudio, assassinado em maio de 2011.



terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Vegetariano morde?

trosTexto enviado por Ivana  Maria França de Negri, seguidora do blog, a quem eu agradeço pela colaboração.





Vegetariano morde?
Quem é vegetariano já ouviu perguntas as mais absurdas, inusitadas, e por vezes até hilárias. E é claro que a pergunta que dá título a esta crônica foi apenas um chamariz para a leitura do texto. Mas não deixam de ser engraçadas as situações que um vegetariano vivencia.

Muita gente imagina que o vegetarianismo é uma espécie de religião e fazem perguntas do tipo: “vegetariano pode beber?” ou “vegetariano pode fumar?
Vegetariano, como o próprio nome sugere, come alimentos de origem vegetal, isto é, nada que seja oriundo da morte de animais, nenhum tipo de carne. Beber ou fumar é opção de cada um, mas a maioria que opta por uma alimentação saudável, fatalmente não vai fumar e nem beber, pois conhece os danos que esses vícios causam ao  organismo.

Outro dia fui alvo de uma pergunta no mínimo engraçada. Alguém me perguntou se vegetariano podia tomar refrigerante. A menos que seja alguma bebida oriunda de vísceras ou sangue, o que desconheço existir, é claro que pode se ele assim o desejar.
Vegetarianismo não é religião e nem regime para emagrecer, pois muitos vegetarianos, principalmente os que pendem para as massas e doces, estão acima do peso. Existem vegetarianos magros, gordos, de diversas religiões e raças e os que bebem ou são fumantes.
Ser vegetariano é apenas uma opção boa para a saúde, para o meio ambiente e para os animais – menos sofrimento para eles.
Imagino que no futuro o contingente de vegetarianos vai aumentar pois  não haverá mais espaço para grandes criações de gado porque a população humana vai se multiplicar drasticamente no planeta povoando áreas antes destinadas às fazendas de gado.
A alimentação carnívora é resultado de hábitos milenares herdados dos ancestrais das cavernas, quando não havia outra opção a não ser caçar para comer. Hoje em dia existem tantas variedades de alimentos que nem seria preciso mais matar.
Os animais seguem os instintos, mas o homem possui o dom de discernir
Uma pessoa vegetariana fica com o paladar bem apurado e consegue distinguir vestígios de carne numa refeição, mesmo que bem diluídos. Como diz o ator Claudio Cavalcanti, vegetariano e defensor dos animais, “ninguém nunca pensa que as iguarias que consome nas comemorações natalinas, nos domingos e nas festas, são fruto da matança, do sangue, dos berros de dor, do pavor, da tortura, do pânico, enfim, do sofrimento dos animais para que tudo fique reduzido a uma sinistra e repugnante evidência da inconsciência em que se baseiam nossas tradições.”

Crianças são condicionadas a amar os animais. Dão-lhes fofos gatinhos, meigos cãezinhos, peixinhos coloridos e pássaros canoros de presente para que cuidem deles e os amem. E ao mesmo tempo, dizem-lhes: coma a “carninha” que está no prato, coma um pedaço do peixe que faz bem. E como fica a cabeça de uma criança que tem o peixinho no aquário para amar e um outro no prato para comer? Por que lhe mostram o cabritinho, o bezerrinho, a fazem acariciá-los e depois a obrigam a comer sua carne?
Quando um adulto acordar para essa realidade cruel e tomar consciência, está a um passo de se tornar vegetariano, um ser de paz.

3 comentários:

JAFA disse...

Você nem imagina as coisas que já ouvi e as caras que já tive que fingir não ver quando as pessoas descobrem que sou vegetariana! A coisa mais comum é: "Nossa!!! Mas o que vc come?" - Minha resposta: "Todas as milhares de comidas que não tem origem animal." Réplica: "Mas o que sobra quando vc não pode comer nem carne, nem frango, nem peixe?" (como se não fosse tudo carne!) E eu acrescento: E ovos, e leite e derivados. Aí, quando vejo as caras como se eu estivesse exalando cheiro de cocô, normalmente desisto da conversa. Esse é o problema dos vegetarianos mais velhos: não temos muita paciência! Bjn...

Natalia B. disse...

Texto maravilhoso, Mariana. Estou escrevendo sobre preconceito, e como sofremos preconceito por sermos diferentes. Quantas vezes já escutamos, "você não come nem peixe", ou, "você não fica doente". Mas meu maior orgulho é ser vegetariana e feliz, sabendo que não vivemos às custas do sofrimento de outro ser. Depois passa lá no Blog ;)

Mariana MT disse...

Também adorei o texto. A identificação é imediata. Afinal atire a primeira pedra o vegetariano, o ambientalista e o protetor dos animais que nunca foi tratado como um alienígena. Nossa sorte...é que num planeta onde os humanos cometem tamanhas atrocidades, ser um extraterrestre é no mínimo reconfortante.

Só gostaria de fazer um complemento: as perguntas dos leigos, algumas, tem certo embasamento, já que conforme vamos aprendendo, descobrimos que vários ítens, que sequer imaginávamos acabam por conter algum ingrediente animal, o que nos limita muito realmente, mas apenas qdo a alimentação se restringe a produtos industrializados...A preguiça e a falta de criatividade na cozinha acaba ditando uma alimentação carnívora. Boa vontade e pesquisa podem ajudar...para quem pretende começar a diminuir o consume de carne já é um primeiro passo.

Gostaria de ressaltar o último parágrafo deste texto que tb adorei. Lindo e real!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...