"Vivo da floresta, protejo ela de todo o jeito, por isso vivo com a bala na cabeça a qualquer hora, porque vou para cima, eu denuncio. Quando vejo uma árvore em cima do caminhão indo para uma serraria me dá uma dor. É como o cortejo fúnebre levando o ente mais querido que você tem, porque isso é vida para mim que vivo na floresta e para vocês também que vivem nos centros urbanos."

Zé Claudio, assassinado em maio de 2011.



segunda-feira, 7 de junho de 2010

Pantanal...



O Pantanal é um bioma que em sua maior parte permanece alagado, com 250 mil km² de extensão, altitude média de 100 metros, situado no sul de Mato Grosso e no noroeste de Mato Grosso do Sul, também abrange o norte do Paraguai e o leste da Bolívia.

Flora
A vegetação do Pantanal varia em épocas de cheia e seca. Nas partes mais baixas encontramos gramídeas, que tornam a paisagem verdadeiros pastos naturais, bastante aproveitados pelo pecuária brasileira. Em alturas médias, árvores médias e plantas rasteiras preenchem a região. Acima disso tudo, nas áreas não inundadas são encontrados ipês e aroeiras, por exemplo. 

A camada de lodo (rica em nutrientes), concentrado no solo após as inundações, garante o desenvolvimento de toda a flora. O Pantanal reune características de outros biomas brasileiros como o cerrado, a caatinga e até a Amazônia, por isso é considerado pela UNESCO Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera.

Fauna
Provavelmente a mais rica de todo o planeta, possue 650 espécies de aves, entre elas a arara-azul -que se encontra em extinção- tuiuiús, tucanos, periquitos, garças-brancas, jaburus, beija-flores,  jaçanãs, emas, seriemas, papagaios, colhereiros, gaviões, carcarás e curicacas.

Também já foram catalogadas 1100 espécies de borboletas e 80 de mamíferos, entre eles onça-pintada, capivara, veado-campeiro, veado catingueiro, lobo-guará, macaco-prego, cervo do pantanal, bugio, porco do mato, tamanduá, cachorro-do-mato, anta, bicho-preguiça, ariranha, suçuarana, quati, tatu.

Entre os peixes encontramos piranha, pacu, pintado, dourado, cachara, curimbatá, piraputanga, jaú e piau.

Jacaré-do-pantanal, jacaré-de-coroa, jararaca, sucuri, iguana e jabuti são alguns dos repteis que existem por lá.

Devastação
Um estudo feito em parceria entre entre as organizações não governamentais WWF, Conservação Internacional, SOS Pantanal, SOS Mata Atlântica, a Fundação Avina e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que comparou imagens de satélites e visitas de campo pela região, concluiu que entre 2002 e 2008 o Pantanal perdeu 12,4 mil quilômetros quadrados (km²) de vegetação.

Evidentemente o desmatamento aconteceu mais nas áreas de planalto, que não ficam alagadas no período de cheia, e assim tem grande e eficiente serventia para a pecuária nacional. O que significa que o bife no seu prato contribui para o desmatamento desse bioma.


ATIVIDADE             ÁREA OCUPADA

                              Planície                Planalto
Agricultura                0,3%                    9,9%        
Pecuária                   11,1%                 43,5%


O pior de tudo é que mesmo com o aumento da devastação do Pantanal, ele ainda é o melhor colocado entre os outros biomas do país. A Amazônia registra anualmente um desmate de 7 mil km2 e o Cerrado já perdeu metade de sua cobertura original.
                                                         
Algumas das espécies que vivem por lá: arara-azul (em extinção), bicho-preguiça, jabuti, carcará, dourado, macaco-prego, logo-guará, suçuarana e piranha.
                                                                
                                                               

 
 

                       


Notícia na íntegra: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...