"Vivo da floresta, protejo ela de todo o jeito, por isso vivo com a bala na cabeça a qualquer hora, porque vou para cima, eu denuncio. Quando vejo uma árvore em cima do caminhão indo para uma serraria me dá uma dor. É como o cortejo fúnebre levando o ente mais querido que você tem, porque isso é vida para mim que vivo na floresta e para vocês também que vivem nos centros urbanos."

Zé Claudio, assassinado em maio de 2011.



domingo, 15 de maio de 2011

Salve uma pessoa!

Desde os primórdios até hoje em dia, cada protetor de animais que se preze, já se deparou com algum indicador alheio, apontado para seu rosto, exigindo  sua solidariedade para o supremo ser-humano.

Não que eu deva alguma explicação a algum destes indicadores ferinos e mesmo que outras dezenas de textos e frases geniais já tenham respondido a altura, perguntas inúteis como "Por quê não ajudam as pessoas?", ainda assim, hoje, eu vou explanar...

Hoje, caros e exaltados indicadores, que julgam e questionam a conduta alheia, hoje eu vou concordar com vocês. Unamos, todos nós, nosso indicadores, donos da verdade, e juntos ajamos para ajudar pessoas. Sim! Pessoas! Dessa vez, pessoas que ajudam os animais!

Essas que costumam estar muito ocupadas agindo, resgatando, cuidando, curando e salvando vidas, em quanto vocês apenas falam, apontando esse indicador furioso.

Vamos ajudar essas pessoas que agem para que você e o poder público, permaneçam em zona de conforto e possam se omitir.

E é claro  que você ainda não descobriu  que pessoas que ajudam animais , tantas vezes e quase sempre, também ajudam pessoas. Talvez você só perceba isso, quando uma dessas pessoas que ajudam animais, ajudar VOCÊ! Talvez nesse dia seus (pré) conceitos sofram algumas alterações.

O que  difere pessoas que ajudam animas de pessoas que ajudam pessoas é que quando se trata de animais, as mãos estarão sempre estendidas. Animais não recusam ajuda, não traem e permanecem gratos por toda uma vida. É muito fácill ajudar uma animal, já com o ser-humano a história é outra e a ajuda costuma ser bastante seletiva.

O que além de óbvio é bastante rasoável. Eu, por exemplo, não tenho a menor vontade de ajudar assassinos, estupradores ou ladrões, no entanto, há inúmeras ongs dedicadas a oferecer uma segunda chance a pessoas assim. E eu juro que nunca fui até uma delas, apontar meu indicador eletista e cobrar que ajudem animais e não presidiários.

Não cabe a mim definir a generosidade alheia. Não cabe a mim, interferir no trabalho de pessoas que estão agindo e não falando. A mim só cabe fazer a minha parte, a que eu escolhi baseada nos meus princípios, interesses e gostos pessoais.

Se ainda assim você não quer ajudar pessoas que ajudam animas, aprenda de uma vez por todas, que qualquer um tem a sublime chance de ajudar outras pessoas a cada santo dia, sem precisar depositar uma merreca mínima e mensal na conta de uma entidade, onde nunca colocou os pés, mas que serve para minimizar a culpa pelo ócio e trazer uma falsa sensação de que já faz algo para alguém.

Você ajuda uma pessoa quando olha nos olhos dela e agradece verdadeiramente um favor, um trabalho bem feito, uma bela ação, sem julga-la pela forma como se veste ou fala. Você ajuda uma pessoa quando enxerga um ser-humano, antes de mensurar seu status social.

Você ajuda uma pessoa quando toma partido contra uma injustiça cotidiana. Quando presencia um chefe ou um cliente tratando mal um funcionário, uma cena de racismo, homofobia, bullyng, desrespeito e não apenas assiste julgando o criminoso, mas permanecendo no inerte silêncio dos bondosos.

Você ajuda uma pessoa quando não desconta nos seres-humanos que mais ama e que lhe estão mais próximos, todas as suas frustrações, medos, raiva e fracassos. Quem não ajuda mais a própria família, jamais entenderá o que é caridade.

Você ajuda uma pessoa quando fala menos e ouve mais. Quando se despe dos preconceitos e consegue aprender com a pessoa que estiver ao seu lado, porque seja ela quem for, terá algo de bom para oferecer.

Você ajuda uma pessoa quando recolhe, silenciosamente, o lixo que ela descartou irresponsavelmente no meio da rua. Por que esse lixo entope bueiros, acelera enchentes que assassinam pessoas.

Você ajuda uma pessoa quando emana boas energia, ou faz uma prece, no lugar de fofocar sobre suas qualidades e defeitos. Ajuda mais quem conversa sobre idéas e não sobre pessoas.

Você ajuda uma pessoa, quando numa conversa lhe mostra outros lados da história,  um mundo a descobrir. Você ajuda pessoas quando as faz despertar para o novo.

E você também ajuda pessoas com um prato quente de sopa e um agasalho quentinho numa noite fria, com um abraço fraterno, abrigo e até com dinheiro. Você ajuda uma pessoa quando ela lhe pede ajuda e você não ignora o pedido.

Você ajuda uma pessoa quando levanta e age e não quando ergue apenas o seu indicador para cobrar as pessoas que já estão ajudando, também, os animais.

-------

Seguem as fotos dos últimos dois cachorrinhos, ambos machos com cerca de 2 meses, que estão para adoção, foram resgatados  num terreno repleto de lixo e coberto de mato numa noite fria e chuvosa, junto com mais quatro filhotes, felizmente já adotados. Foram  abandonados, logicamente por uma pessoa, que as outras tantas pessoas ainda querem que nós ajudemos!

Não, eu não! Dessa vez...eu escolhi ajudar os animais!
E continuarei ajudando...sempre que eu puder.
E a mim, que sou uma pessoa...você vai ajudar?

Se você ama verdadeiramente os animais, existe espaço e dedicação na sua vida para estes bichinhos, entre em contato. Eles também precisam de um lar.


3 comentários:

JAFA disse...

Ai Mari!!!!! Aqui em casa não cabe mais ninguém!!! Eles são lindos mas o despenteado me deu até dor no peito!!! Vou avisar as pessoas que conheço... Bjn...

chrysocyon brachyurus disse...

hehehe! Olha que "bunitinhu"

Essas pessoas que apontam e dizem "pq vcs não ajudam pessoas?". Essas mesmas pessoas não levantam a suas bundas dos sofás pra ajudar ninguém...
Pq essas mesmas pessoas não agem ao em vez de ficar cobrando ajuda dos outros?

É apenas um comentário!

Anônimo disse...

os animais tbm merecem atençao

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...