"Vivo da floresta, protejo ela de todo o jeito, por isso vivo com a bala na cabeça a qualquer hora, porque vou para cima, eu denuncio. Quando vejo uma árvore em cima do caminhão indo para uma serraria me dá uma dor. É como o cortejo fúnebre levando o ente mais querido que você tem, porque isso é vida para mim que vivo na floresta e para vocês também que vivem nos centros urbanos."

Zé Claudio, assassinado em maio de 2011.



domingo, 13 de dezembro de 2009

Papel plástico

A Universidade Federal de São Carlos em parceria com a empresa Vitopel desenvolveu o chamado papel plástico, diferente dos papéis sintéticos, já existentes no mercado, produzidos através do petróleo, o papel plástico tem como matéria-prima as embalagens de plásticos. Isso mesmo, qualquer tipo de plástico pode ser usado no processo que transforma 850 quilos de plástico em 1 tonelada de papel.
As vantagens são bem claras, substituir extração de petróleo ou desmatamento por reciclagem de plásticos que abarrotam lixões, aterros ou a porta da sua casa é a mais incontestável. Mas o papel plástico também tem espessura mais fina, é impermeável, portanto mais resistente e duradouro. Indicadíssimo para livros, etiquetas, rótulos, outdoor e até cédulas de dinheiro.

O produto passou a ser comercializado este ano para o mercado gráfico, editorial e promocional, com o nome de VITOPAPER, mas desde novembro a Vitopel anunciou que também estava disponível no formato padrão de mercado (66 X 96 cm).

 Agora é só você fazer a sua escolha.

2 comentários:

Bazar Avemare disse...

Muito interessante essa tecnologia, mas é relevante se perguntar se este material é reciclável? Se não for, é importante estabelecer critérios para sua utilização, para utilizá-lo unicamente em produtos duráveis, como você bem colocou: Produção de livros. Mas utilizar esse material para qualquer produção gráfica, dai de solução ambiental, vira problema, pois tal material vai acabar necessariamente em aterros sanitários.

Mariana MT disse...

Concordo. Por isso apóio a idéia da utilização desse papel principalmente para fabricação de livros. Agora só precisamos convencer editoras e gráficas a substituirem o papel convencional pelo plástico.
Obrigada pelo comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...