"Vivo da floresta, protejo ela de todo o jeito, por isso vivo com a bala na cabeça a qualquer hora, porque vou para cima, eu denuncio. Quando vejo uma árvore em cima do caminhão indo para uma serraria me dá uma dor. É como o cortejo fúnebre levando o ente mais querido que você tem, porque isso é vida para mim que vivo na floresta e para vocês também que vivem nos centros urbanos."

Zé Claudio, assassinado em maio de 2011.



sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Green Noise: energia gerada a partir de barulho

Parece loucura, mas é realidade. O japonês Hung-Uei Jou revolucionou o mercado de energia limpa inventando o Green Noise que através do barulho gera energia elétrica. No mínimo: sensacional!


Entre as várias aplicações lógicas, a idéia é de utilizá-lo em aeroportos. Os ruídos produzidos por aviões são captados e convertidos em energia elétrica dentro do próprio aparelho e através dele, esta energia pode ser direcionada para qualquer fim. É possível ainda, visualizar a quantidade de ruído capturado e a energia convertida no visor do Green Noise.

O aparelho ainda não está à venda, mas comprova eficientemente, minha teoria sobre tecnologia aliada ao meio ambiente. Podemos perceber o quão fácil seria viver num planeta cuja conversão de energia seria simples e muitas vezes óbvia, sem a necessidade de utilizar orçamentos bilionários. Querendo, a gente chega longe!

OBS.: Idéias para utilização do Green Noise que eu apoiei: em shows e baladas. E eu ainda sugiro eventos esportivos e até shopping centers. Será que é possível???

2 comentários:

Rafael Abreu disse...

Gostei do seu blog. Parabéns! Quanto ao texto, não sei se são economicamente viáveis nesse momento. Já li um texto sobre uma calçada que captaria energia ao pisarem nela, seria uma ótima idéia se pelo menos a energia captada servisse para suprir a demanda dos semáforos e iluminação pública. Mas dá pra imaginar uma calçada dessas numa cidade como São Paulo, onde é só chover pra tudo virar uma piscina. Essas idéias pra mim, acabam ficando futuristas demais, uma pena.

Mariana MT disse...

Obrigada, Rafael. Concordo com tudo o que falou, mas ainda assim não consigo minimizar minha empolgação. No caso do Green Noise, o aparelho ainda é um protótipo e certamente não chegará ao mercado (se chegar) a baixo custo. Mas o que me anima é que já temos como revolucionar cada vez mais todos os segmentos de geração de energia. Certas coisas também me parecem futuritas demais, as vezes até ilusórias, mas ainda assim eu não perco as esperenças de que esse futuro um dia chegará de fato, com ou sem os políticos pretéritos de sempre. Agradeço seu comentário e a informação sobre esse sistema de geração de energia em calçadas, vou pesquisar mais sobre isso. Valeu a dica!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...