"Vivo da floresta, protejo ela de todo o jeito, por isso vivo com a bala na cabeça a qualquer hora, porque vou para cima, eu denuncio. Quando vejo uma árvore em cima do caminhão indo para uma serraria me dá uma dor. É como o cortejo fúnebre levando o ente mais querido que você tem, porque isso é vida para mim que vivo na floresta e para vocês também que vivem nos centros urbanos."

Zé Claudio, assassinado em maio de 2011.



quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Colhendo os frutos do progresso...

E desta vez a catástrofe ambiental vai para a....Hungria!

Nem bem os Estados Unidos se recuperaram de sua pior tragédia ambiental e mais um país, desta vez na Europa, também começa a colher os frutos do progresso, pautado por atividades que realmente aquecem a econômia e geram empregos, mas também oferecem prejuízos intensos sócioambientais, normalmente irreversíveis.

Nesta terça-feira a Hungria já declarou estado de emergência e calcula que serão milhões de doláres para reverter uma situação de calamidade e que este período deve durar pelo menos um ano.

A mistura de água e resíduos tóxicos, como chumbo e materiais altamente corrosivos, vazou devido a um rompimento de um reservatório. Estima-se que cerca de 700 mil metros cúbicos de lama já se espalharam afetando sete mil pessoas. Derramamento que já é considerado o maior acidente ambiental do país.

A empresa responsável informou que em sua última vistoria não foram detectados sinais de perigo, nunca se detectam sinais de perigo...até o dia que a conta chega na porta da sua casa, e que pelos padrões europeus a lama não seria perigosa. Mas para as mais de cem pessoas em hospitais com queimaduras químicas pelo corpo isto é mais uma mentira contada para boi dormir.

O vídeo mostra mais imagens chocantes e corriqueiras do que estamos fazendo com o mundo e com as pessoas:

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...