E desta vez a catástrofe ambiental vai para a....Hungria!
Nem bem os Estados Unidos se recuperaram de sua pior tragédia ambiental e mais um país, desta vez na Europa, também começa a colher os frutos do progresso, pautado por atividades que realmente aquecem a econômia e geram empregos, mas também oferecem prejuízos intensos sócioambientais, normalmente irreversíveis.
Nesta terça-feira a Hungria já declarou estado de emergência e calcula que serão milhões de doláres para reverter uma situação de calamidade e que este período deve durar pelo menos um ano.
A mistura de água e resíduos tóxicos, como chumbo e materiais altamente corrosivos, vazou devido a um rompimento de um reservatório. Estima-se que cerca de 700 mil metros cúbicos de lama já se espalharam afetando sete mil pessoas. Derramamento que já é considerado o maior acidente ambiental do país.
A empresa responsável informou que em sua última vistoria não foram detectados sinais de perigo, nunca se detectam sinais de perigo...até o dia que a conta chega na porta da sua casa, e que pelos padrões europeus a lama não seria perigosa. Mas para as mais de cem pessoas em hospitais com queimaduras químicas pelo corpo isto é mais uma mentira contada para boi dormir.
O vídeo mostra mais imagens chocantes e corriqueiras do que estamos fazendo com o mundo e com as pessoas:
Nenhum comentário:
Postar um comentário