"Vivo da floresta, protejo ela de todo o jeito, por isso vivo com a bala na cabeça a qualquer hora, porque vou para cima, eu denuncio. Quando vejo uma árvore em cima do caminhão indo para uma serraria me dá uma dor. É como o cortejo fúnebre levando o ente mais querido que você tem, porque isso é vida para mim que vivo na floresta e para vocês também que vivem nos centros urbanos."

Zé Claudio, assassinado em maio de 2011.



terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Árvores - Mata Atlântica

A Mata Atlântica é de longe e sem dúvida nenhuma o bioma que mais foi  destruído ao longo de nossa teórica evolução. Estima-se que restam apenas 7% da cobertura vegetal original e diversas espécies de árvores e animais, fundamentais para a manutenção das reservas que resistiram, estão em extinção.

Na postagem Dia Mundial do Meio Ambiente: Árvores, há alguns exemplares das espécies nativas da mata atlãntica e das demais regiões do país. Mas nesta postagem as árvores citadas pertencem exclusivamente a Mata Atlântica.

Características da vegetação:

Floresta fechada e densa, composta por árvores de médio e grande porte, que geram sombra e umidade necessárias para a sobrevivência das demais espécies do bioma.

Jequitibá


Jequitibá Rosa
Em tupi-guarani jequitibá significa gigante da floresta, o nome é justo já que são  árvores de grande comprimento e perímetro, encontradas apenas no sudeste do Brasil, chegam a medir 60 metros. Há exemplares milenares dessa grandiosa espécie.

Palmeira Juçara




Na postagem sobre o juçai, já havia escrito um pouco sobre a palmeira juçara. Dizimada pela extração ilegal do palmito deveria ser encontrada desde o sul da Bahia até o norte do Rio Grande do Sul. Chega a medir 20 metros de altura.

Embaúba


Foto do blog Árvores de São Paulo


A Embaúba é importantíssima para a mata atlântica porque fornece alimento para diversos  animais principalmente aves, insetos e morcegos, além do lindo bicho preguiça que se alimenta de suas folhas. Seu tronco serve de abrigo para formigas, que mantém invasores distantes, incluindo o ser-humano, já que numa primeira machadada o devastador será presenteado com algumas boas picadas. Plantio também indicado para áreas urbanas.

Cambuci


Foto do blog Árvores na cidade


Árvore frutífera que nomeia o bairro do Cambuci, exatamente porque no ínicio do século passado era abundante nas margens dos rios. Também se encontra em extinção. Chega a medir 5 metros de altura. O cambuci também é o nome da fruta desta árvore.

Ceboleiro

Foto do blog Árvores de São Paulo

No passado o ceboleiro era tido como garantia de terra boa. Onde havia exemplar dessa espécie, o produtor rural sabia que poderia plantar que o cultivo seria proveitoso. A base de seu tronco é grandiosa, aconchegante, eu diria.



Árvores grandes, plantadas em calçadas, tornam as ruas e cidades além de mais bonitas, mais úmidas e frescas, suas copas grandiosas também permitem que a água das chuvas demore mais tempo para chegar aos sistemas urbanos de escoamento, que não ficam sobrecarregados e portanto diminuem os riscos de enchentes, claro que se isto estivesse aliado a educação e consciência de não se jogar lixo nas ruas  e deveriam ser mais utilizadas na arborização urbana, mas infelizmente por causa dos fios e das calçadas estreitas, essa é uma alternativa rara.




Indicações: Árvores de São Paulo
                  Árvores na Cidade
                















Um comentário:

JAFA disse...

E pensar que a palmeira juçara foi quase dizimada por causa da extração de palmito! A ignorância humana ainda me admira, sabia? Pra não citar o jequitibá rosa que virou assoalho na casa de tanta gente!Lamentável!

Mari... qual o teu endereço do twitter? bj.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...