"Vivo da floresta, protejo ela de todo o jeito, por isso vivo com a bala na cabeça a qualquer hora, porque vou para cima, eu denuncio. Quando vejo uma árvore em cima do caminhão indo para uma serraria me dá uma dor. É como o cortejo fúnebre levando o ente mais querido que você tem, porque isso é vida para mim que vivo na floresta e para vocês também que vivem nos centros urbanos."

Zé Claudio, assassinado em maio de 2011.



sábado, 26 de fevereiro de 2011

Cassada licença parcial para Belo Monte

Não poderia fechar o mês de fevereiro com uma notícia melhor.

A Justiça do Pará determinou ontem, dia 25 de fevereiro, a suspensão imediata da licença, que permitiria o início das obras, além de proibir qualquer repasse de verba do BNDS à Norte Energia S.A.

"Em todas as etapas do licenciamento, o governo federal, vem desrespeitando a Constituição e as leis ambientais, com o auxílio do IBAMA, que deixou de ser um órgão técnico e agora cede às pressões políticas."

"À medida que o tempo passa, mais estudos demonstram que essa obra não se sustenta nem mesmo do ponto de vista econômico. Seria a obra mais cara do país para pouca energia."

ressalta Felício Pontes Jr., procurador da República e um dos autores da ação contra Belo Monte.

Apesar dessa notícia alegrar nossos corações ambientalistas, certamente deve ter irritado e muito os envolvidos com a obra. E o problema é deles. Muita gente teria que pagar o pato pelas escolhas de um governo intimamente ligado com um pequeno grupo de empresários magnatas.

Não queremos Belo Monte. Não queremos energia que para chegar as nossas casas carrega sangue, miséria, extinção e morte. 



BELO MONTE NÃO, OBRIGADA!


Outras notícias sobre a decisão da justiça:

2 comentários:

Cristiane Gurgel disse...

Mariana,
Parabéns pelo blog, sempre antenado e atualizado!
Esse problema e sua resolução passa por todos nós. Mesmo o cidadão comum, não pode mais ignorar esse tipo de aberração. Todos temos que nos comprometer de verdade, trazendo a tona no dia-a-dia esse tipo de discussão- da pessoa mais à menos informada.

gde ab

Mariana MT disse...

Cris, muito obrigada! Concordo inteiramente. Somos os consumidores finais...tudo o que acontece de errado acaba tendo o nosso aval para prosperar e enquanto ignorarmos os fatos, eles continuarão a destruir o planeta em nome do nosso bem estar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...