"Vivo da floresta, protejo ela de todo o jeito, por isso vivo com a bala na cabeça a qualquer hora, porque vou para cima, eu denuncio. Quando vejo uma árvore em cima do caminhão indo para uma serraria me dá uma dor. É como o cortejo fúnebre levando o ente mais querido que você tem, porque isso é vida para mim que vivo na floresta e para vocês também que vivem nos centros urbanos."

Zé Claudio, assassinado em maio de 2011.



quinta-feira, 26 de maio de 2011

#CódigoFlorestal: vão os dedos e ficam os anéis...


Contrariando o bom senso do provérbio popular, o resultado da votação do código florestal, na noite de terça-feira, deixou claro que o importante para quem se elegeu para te representar é o ouro que ele pretende acumular. Ignoremos a vida e fiquemos com os reais, milhões de reais. Não nós, claro! Apenas os que estiveram envolvidos para enganar você e continuar podres de rico.

Podre de rico, aliás, é uma ótima expressão. Tão podre, quanto rico. Quanto mais podre, mais rico.
Sem generalizar, claro, mas no Brasil, especificamente, milionário que se preza tem muito a esconder. Que nos diga Palocci e a campanha de nossa presidentA.

E excedendo os limites da política verde deste blog, esta postagem indignação é muito mais social que ambiental. Não é apenas o meio ambiente o oprimido por essa votação. Essa sessão deixou clara a opressão de cada brasileiro, de cada trabalhador, de cada um de nós, que jamais será representado naquele congresso de canalhas vendidos. E sim, a culpa é de quem os elegeu.

Ouvir o deputado Ronaldo Caiado jogar a culpa dos crimes ambientais cometidos por tantos deles em cima de toda a população que vive legalmente, pagando altos impostos, sem porra de emenda nenhuma para estender o prazo de suas dívidas, quando perguntou quantos brasileiros doavam 20% de seu patrimônio ao meio ambiente, foi o ápice do descaso e da covardia. O que o grandioso latifundiário, que possui hectares e mais hectares de terra, não sabe, é que a gigantesca maioria dos brasileiros simplesmente não têm patrimônio para doar ao meio ambiente.

Maioria essa, que inclusive, se alimenta com o que plantam e produzem os agricultores familiares e não com o que comercializa esse alto eixo do agronegócio.

O ponto irônico da postagem fica por conta das tentativas esquizofrênicas de Aldo Rebelo ao associar ongs ambientalistas a interesses americanos escusos. Porque, felizmente, Chico Alencar também estava na festa, relembrando na tribuna, que o agronegócio também é financiado por multinacionais tão criminosas quanto nossos parlamentares que vendem fertilizantes e todo o tipo de veneno que contamina tanto alimentos quanto a natreza.

Aldo esqueceu de te contar, que os americanos que financiam o retrocesso brasileiro são exatamente os mesmos que compram a carne produzida no que já foi floresta nossa um dia...E que existe muita empresa gringa falsificando documento, dominado áreas tupiniquins para explorar tanto nossa água quanto  a nossa terra, na cara de quem quiser ver.

Quando analiso estas criaturas que se elegeram, uma dúvida me assombra desesperadamente, quem vota em pessoas como Heinze, Lupion, Colatto, Aldo Rebello, Valdemar Costa Neto, Paulo Piaui, Paulo Maluff, Tiririca, entre outros? Eles realmente possuem tantos eleitores afinados com suas propostas tortas, que de alguma forma vão também comer pelas beiradas através de suas decisões e poder de voto ou o brasileiro não possui mesmo a menor noção do que acontece no seu próprio país?

Na terça-feira, quando vi os sedentos ruralistas aglomerados na platéia, vaiando Ivan Valente, eu tive um sonho....! Sonhei que os tirava a tapas dali. Jogando para o povo as jóias que os ornamentavam e as roupas caras com as quais se vestiam. Dividir com o povo, um pouco do lucro que eles recebem por terem roubado a terra de todos nós. Tanta terra de tão poucos homens.

Não sei o que vai acontecer com distorcido projeto quando chegar no Senado. Nem quando voltar ao congresso, muito menos quando chegar nas mãos de Dilma Rousseff.

Lamento que tantos bons textos e que até este meu desabafo se restrinjam a corrente virtual verde e não alcancem a população tão desinteressada quanto enganada, pagando pelos erros e os crimes de terceiros.

E se o grosso do congresso é podre, 63 deputados não são. Chico Alencar e Ivan Valente lavaram a minha alma, cada vez que se pronunciaram. O PSOL não é um partido ambientalista, é um partido socialista, que sabe muito bem, que o interesse de poucos não deve determinar o futuro do país, como aconteceu sempre, com governo de direita ou de esquerda, na ditadura ou na democracia.

A verdade é uma só sempre: são ricos X pobres.
E se você não juntou milhões, está do nosso lado, sendo esmagado vivo por esses marginais.

Enquanto isso...


Chico Mendes

Irmã Dorothy


Padre Josimo


D. Maria e Zé Claudio

Massacre de Eldorado

todas essas mortes demonstram muito bem qual é o quadro rural, real, deste país.

4 comentários:

leandrojaines disse...

Meu suspiro é de revolta!

Manuela Araújo disse...

Parabéns pelo blogue!

Parabéns pelo excelente e emotivo texto, pela memória dos que pereceram na defesa da floresta!

A minha solidariedade desde Portugal, para com os que defendem a floresta e os mais pobres. O meu repúdio por essa alteração ao Código Florestal, pelos assassinos e pelos destruidores da floresta.

Manuela Araújo disse...

A desflorestação no Brasil aumentou 6 vezes no último ano (veja aqui). Provavelmente estava em vista já a alteração ao Código Florestal que amnistia os destruidores da floresta...
Tristeza para o Brasil para o mundo!

Mariana MT disse...

Leandro: o meu tb! Hj vi no jornal hoje uma nota que eles deram sobre a aprovação de belo Monte. Como se fosse uma notícia boa ou sem grande importância. Olho para o meu blog, conheço tantos trabalhadores do meio ambiente e juntos somos todos fracos, marionetes nas mãos desses homens podres e perversos.

Manuela: Muito Obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...