"Vivo da floresta, protejo ela de todo o jeito, por isso vivo com a bala na cabeça a qualquer hora, porque vou para cima, eu denuncio. Quando vejo uma árvore em cima do caminhão indo para uma serraria me dá uma dor. É como o cortejo fúnebre levando o ente mais querido que você tem, porque isso é vida para mim que vivo na floresta e para vocês também que vivem nos centros urbanos."

Zé Claudio, assassinado em maio de 2011.



quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Tecido de garrafa PET

A moda dos tecidos feitos a partir da reciclagem de garrafas PET, finalmente ganhou o espaço e a atenção merecidos. A nova camisa da seleção brasileira de futebol será confeccionada exatamente com esse tipo de material.

Oito garrafas PET garantem uma camisa mais leve e de qualidade superior. Clique aqui e veja a notícia na íntegra e a imagem da nova camisa.

E como, enfim, essa tecnologia vai passar a ser do conhecimento da massa, quero divulgar nessa postagem um pouco mais sobre essa técnica de reciclagem que transforma plástico em tecido.

O processo começa no momento do descarte, quando essa embalagem de garrafa PET é enviada para reciclagem e chega às usinas, onde será moída e em seguida derretida, formando uma fibra mais fina que a do fio de algodão.

Nesse vídeo podemos entender exatamente como se inicia e termina o processo da transformação da PET em tecido. O produto final deste vídeo são sacolas retornáveis. Vale a pena assistir!



As camisas da seleção brasileira, desenvolvidas pela Nike, utilizam  oito garrafas PET em sua fabricação. Mas como nem eu, nem você, somos o Ronaldinho Gaúcho ou o Káka, as roupas produzidas com esse tecido que já estão no mercado, costumam utilizar apenas duas garrafas.

O tecido é ainda mais leve e maleável que o próprio algodão.

Achei o site de um fornecedor de tecido feito de PET. Se tiver interesse clique aqui.

Muitas grandes marcas, já trabalham com, pelo menos, uma linha de tecido PET. Na onda verde, todo mundo quer dar a sua garfada. Mas não acho que isso seja ruim. Quanto mais as pessoas optarem por esse tecido, mais ele vai ganhar lugar no mercado e mais garrafas serão recicladas.



Saiba mais:
Programa Carência Zero
Ambiente Brasil
Ecotece

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...