"Vivo da floresta, protejo ela de todo o jeito, por isso vivo com a bala na cabeça a qualquer hora, porque vou para cima, eu denuncio. Quando vejo uma árvore em cima do caminhão indo para uma serraria me dá uma dor. É como o cortejo fúnebre levando o ente mais querido que você tem, porque isso é vida para mim que vivo na floresta e para vocês também que vivem nos centros urbanos."

Zé Claudio, assassinado em maio de 2011.



domingo, 28 de março de 2010

Asfalto poroso - mais uma solução

Desenvolvido pela Escola Politécnica da USP o asfalto poroso pode ser a melhor alternativa para frear as castástrofes ocorridas devido as enchentes.

Sãos dois tipos: um feito com placas de concreto e outro com asfalto comum misturado a aditivos.
Nos dois tipos acontece uma maior retenção da água, fazendo com que ela retorne para o solo e não cause  enchentes.

Os experimentos aconteceram num estacionamento da própria USP e o resultado apontou para uma absorção de 100% da água da chuva.

“A impermeabilidade do asfalto comum é uma das grandes vilãs do meio ambiente urbano, pois não permite que a água seja absorvida pela terra e ajuda a causar as enchentes. Os pavimentos que desenvolvemos são diferentes, pois são capazes de devolver parte da permeabilidade ao solo e consegue absorver a água com muita rapidez”, explica o o professor e coordenador da pesquisa José Rodolfo Scarati Martins.

Testes ainda deverão ser feitos para avaliar o tempo de desgaste do asfalto e a qualidade da água retida. A Prefeitura de São Paulo também apoia o projeto.

Fonte: Agência USP de Notícias

Além dos asfalto poroso desenvolvido pela USP, algumas empresas também já usam pneu reciclado como piso, a qualidade é boa, a estética atraente e este tipo de piso também é permeável, absorvendo assim a água da chuva, o que pode tornar sua casa além de sustentável mais segura.








                                                                                                                                                CIAFORM

São apenas dois exemplos de empresas que fazem esse trabalho. Pesquisando voccê pode encontrar muitos outros fornecedores e vários outros tipos de aplicações.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...