"Vivo da floresta, protejo ela de todo o jeito, por isso vivo com a bala na cabeça a qualquer hora, porque vou para cima, eu denuncio. Quando vejo uma árvore em cima do caminhão indo para uma serraria me dá uma dor. É como o cortejo fúnebre levando o ente mais querido que você tem, porque isso é vida para mim que vivo na floresta e para vocês também que vivem nos centros urbanos."

Zé Claudio, assassinado em maio de 2011.



quinta-feira, 29 de abril de 2010

Petróleo ao mar!

Em seu terceiro vazamento, após sua explosão quando ficou submersa, a plataforma Deepwater Horizon no Golfo do México chega, dessa vez, a derramar cinco mil barris de petróleo por dia.

Dadas as condições meteorológicas a previsão é de que esse petróleo chegue a costa da Louisiana até amanhã, onde atingirá o Rio Mississipi e os pântanos do estado.

O presidente Obama ordenou que todos os recursos disponíveis sejam utilizados para minimizar os impactos gerados nessa tragédia ambiental . Além disso o governo americano solicitou a  cerca de 12 presidentes de empresas de petróleo e gás natural, que participem de uma reunião ainda hoje, para auxiliar a resolver o mega problema.

Explosões estão acontecendo para evitar maiores desastres, mas enquanto isso uma mancha negra percorre o oceano espalhando destruição.

Há que se agir rápido! Essa é a hora para ongs manifestarem suas idéias e apontarem soluções. E já que governos de todo o mundo fecham os olhos para ambientalistas e estudiosos sérios antes de construções perigosas e duvidosas como essas, espero que daqui para frente tenham a humildade e o bom-senso de reconhecer que erram e pedir ajuda!

Outro fato, fica bastante exposto em situações como essa, principalemnte para os pioneiros, seguidores e defensores  do progresso a qualquer custo, que devem também admitir que suas idéias de evolução nem sempre são cabíveis e oportunas e normalmente têm consequencias trágicas.

Tanto traballho e dinheiro direcionados para projetos que garantem fortunas...e de repente, o que seria a galinha dos ovos de ouro....se perde, aos montes, foge das mãos gananciosas do homem. O ditado escapar por entre os dedos é  a tradução perfeita dessa situação. E lá se vão milhões pelo ralo, onde também deixamos escorrer a nossa própria  merda.

E toda essa merda ( se me permitem esse linguajar) uma hora chega a nossa porta, junto com o progresso maldito que buscamos alcançar a qualquer custo.

A plataforma Deepwater Horizon pertence a Transocean e operava para a petroleira British Petroleum.




O Rio Mississipi é o segundo maior rio dos EUA e junto com o rio Missouri, um de seus afluentes, é responsável pela maior bacia hidrográfica da América do Norte, uma área de aproximadamente 6 270 km. Os pântanos da Louisiana não existem em nenhum outro lugar do Estados Unidos.



Mais dessa notícia:
Agência Informativa Latino Americana
Estadão.com.br

2 comentários:

PhattyOliver (twitter) disse...

Todo vazamento de petróleo no mar é destrutivo, de acordo com o site IG ainda se ignora quando será possível controlar o vazamento, estimado em mais de cinco mil barris (800.000 litros), diariamente lançado no mar.Que tristeza, as tartarugas marinhas, crocodilos, golfinhos e baleias, podem inalar ou ingerir o petróleo quando sobem à superfície para respirar ou se alimentar das presas já sujas, correndo o risco de sofrer inflamações, lesões internas ou outras complicações.Além disso, embora o petróleo flutue na superfície, alguns hidrocarbonetos se depositam no fundo e criam um entorno tóxico que pode matar os alevinos.As toxinas poderiam matar os vegetais que fixam os sedimentos e impedem que se dispersem no oceano."Este acidente prova que a indústria petroleira no mar é contaminante, perigosa e mortal", afirmou, por sua vez, Aaron Viles, da associação ecologista Gulf Restoration Network.

Mariana MT disse...

Patty obrigada por melhorar a postagem, acrescentando informações. Vale lembrar que o petróleo já está chegando a mais dois estados...e sinceramente, acho que a tragédia tende a ser ainda maior. Mas dessa vez, os prejuízos financeiros para os homens de bem, farão céticos e defensores do progresso vil, entenderem que as tragédias ambientais não afetam apenas os animais, tão distantes de nós...a conta começou a chegar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...