"Vivo da floresta, protejo ela de todo o jeito, por isso vivo com a bala na cabeça a qualquer hora, porque vou para cima, eu denuncio. Quando vejo uma árvore em cima do caminhão indo para uma serraria me dá uma dor. É como o cortejo fúnebre levando o ente mais querido que você tem, porque isso é vida para mim que vivo na floresta e para vocês também que vivem nos centros urbanos."

Zé Claudio, assassinado em maio de 2011.



terça-feira, 20 de julho de 2010

Audiência Públlica - Estaleiro em Biguaçu

DIA 22/07/2010, QUINTA-FEIRA, ÀS 19 HORAS, EM FLORIANÓPLOIS

LOCAL: JURERÊ SPORTS CENTER (ANTIGO JURERÊ PRAIA CLUB),

AVENIDA DOS DOURADOS, Nº 481, EM JURERÊ INTERNACIONAL.

Vai acontecer uma audiência pública para ouvir a população local interessada a respeito da construção do estaleiro, em Biguaçu.
 
Para quem é da região e será, diretamente afetado,  a presença deveria ser obrigatória e para quem está de longe valem olhos atentos, porque tudo o que acontece no Brasil diz respeito a todos os brasileiros.
 
A obra, como toda boa obra financiada por megaempreendedores e apoiada freneticamente pelos políticos, promete geração de renda e crescimento para região.
 
Sinceridade a parte, muita dessa mão de obra necessária certamente será temporária, outra parte exige qualificação específica que possivelmente deve vir de fora, o restante será disputado a tapas por quem é da região e por todos os outros brasileiros ou não, que migrarão rumo ao sul em busca da vida perfeita...

E na busca da vida perfeita, em tempo record surgem favelas, invasões, hospitais abarrotados, lixo e nenhum governo estadual, nem mesmo o federal dão conta de suavizar essas consequências...
 
Não me darei ao trabalho de repetir mencionando a questão ambiental, da preservação das praias e da vida marinha em geral, já que proteger os animais e o que não é apenas a nossa imagem e semelhança parece cor-de-rosa e banal demais, para todas as outras pessoas no mundo preocupadas apenas em enriquecer.
 
Falando do que sei, cidades portuárias abrigam uma certa violência, evidenciam o pior que a vida urbana oferece emoldurado por uma praia putrificada. Acaba a vida e sobram os restos e essa frase pode ter vários sentidos.
 
Outro fato comum e que pode ser encontrado em várias passagens de nossa história (pesquise!) é que obras grandiosas não agregam os menores empreendimentos locais já existentes. Eles são sugados juntos ,e como, toda a natureza.
 
Enfim, quem puder compareça, para entender e se posicionar!
 
 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...