"Vivo da floresta, protejo ela de todo o jeito, por isso vivo com a bala na cabeça a qualquer hora, porque vou para cima, eu denuncio. Quando vejo uma árvore em cima do caminhão indo para uma serraria me dá uma dor. É como o cortejo fúnebre levando o ente mais querido que você tem, porque isso é vida para mim que vivo na floresta e para vocês também que vivem nos centros urbanos."

Zé Claudio, assassinado em maio de 2011.



quarta-feira, 21 de julho de 2010

Caçadores na cadeia!

A Polícia Federal e o IBAMA em operação chamada de Jaguar desmantelou uma quadrilha que promovia a caça de onças pintadas, pardas e pretas no Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Paraná.

Oito pessoas foram presas, entre argentinos, paraguaios e brasileiros (entre estes um policial militar do MT).

Os levantamentos evidenciaram que o conhecido caçador de onça e seu filho usavam da prática de capturar onças para encoleiramento, no contexto do programa Pró-Carnívoros, desenvolvidos pelo Ibama, para acobertar sua atividade de caça clandestina e predatória.

A ação criminosa se inicia com a chegada desses caçadores (gringos ou não), que chegam ao Pantanal em aviões particulares, se hospedam em fazendas locais equipados com armas modernas de caça. Caçadores e  fazendeiros da região (interessados em proteger seu gado dos felinos) costumam disponibilizar vários cães de raça para auxiliar os imbecis armados. Depois de registrarem os assassinatos, os covardes destroem a carcaça ou empalham os animais para servir de troféuzinho no exterior.

A Polícia Federal não descarta a possibilidade da quadrilha agir também na África e compactuar com o triste e horrendo comércio do marfim que dizima os elefantes desde que o homem virou esse poço de estupidez e descaso.

A Justiça Federal de Corumbá expediu 7 Mandados de Prisão Temporária e 14 Mandados de Busca e Apreensão, efetuados em Curitiba, Cascavel, Corbélia (PR), Rondonópolis e Sinop (MT), Miranda e Bodoquena (MS).

Os alvos, independentes das circunstâncias em que forem presos, serão indiciados nos crimes previstos na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9605/98) – Perseguir, caçar ou matar animais da fauna silvestre sem permissão – Pena de seis meses a um ano e ainda por porte ilegal de arma de fogo, cuja pena prevista é de até 4 anos de reclusão e mais o artigo 288 do Código Penal (Formação de Quadrilha ou Bando – Pena de 1 a 3 anos de reclusão).

As penas para crimes ambientais são tão leves que me causam raiva e desespero, felizmente esses senhores com seus aviões particulares poderão também ser condenados por outros crimes. Aguardemos que a justiça, dessa vez e inacreditavelmente, faça sua parte. Porque a polícia federal já fez a dela, mas não adianta chegar um nobre juiz amigo dessa quadrilha vil e absolver os milionários bandidos da vez.

E quem diria...que a frase do Raul Seixas "Faça o que tu queres, pois é tudo da lei!" poderia ser tão bem aplicada a justiça brasileira.

Esperemos que dessa vez seja diferente! E em breve venha a notícia esperada: CAÇADORES NA CADEIA!

Notícia na íntegra no site do IBAMA:


3 comentários:

JAFA disse...

Espetáculo de notícia!!!!

ConsciênciaComCiência disse...

Minha sobrinha passou um tempo sendo hippie e desta forma conheceu muitos lugares do Brasil, fazendo teatro e vendendo artesanato... Ficou um Tempo no Mato Grosso onde apareceu um cara com uma cabeça de onça que estava no sal para ser conservada querendo trocá-la pelos artesanatos. Ela ficou horrorizada com a cena que viu na sua frente e recusou de imediato a oferta! Também me contou que é muito comum a matança de onças e que fazendeiros pagam caixas de cerveja para quem as caçar ou alguns reais. Culpar as pessoas que aceitam esta renda? Talvez sim, talvez não, a verdade é que vivemos em um país que não emprega a todos, onde em determinados locais falta tudo, onde latifundiários ruralistas se aproveitam da pobreza financeira e intelectual de uma população que não sabe e não tem a quem recorrer!! Não estou defedendo os caçadores, mas ampliando o foco para a maior discussão dos fatos que geram o problema!!

Mariana MT disse...

Jafa - Esperemos para que o poder juduciário continue o bom trabalho. Torçamos!

Dani - Adoro qdo as pessoas estendem o assunto da postagem. Concordo com a opressão descarada e vil dos grande mega empresários e ruralistas em geral. Infelizmente não tenho o bom senso e até a generosidade de me colcoar no lugar desses oprimidos, que por ignorância ou mera vocação para a maldade escolhem o caminho errado e auxiliam os grandes numa devastação infinita. Gostaria de viver num mundo em que a ignorãncia nunca justificasse a dor, mas vivemos num mundo absurdamete diferente da minha utopia...e eu na minha insignificância só posso esperar pela queda desses donos do poder e do dinheiro para que o fim dessa escravidão ignorada, tanto de homens, qto de bichos tenha um fim!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...