"Vivo da floresta, protejo ela de todo o jeito, por isso vivo com a bala na cabeça a qualquer hora, porque vou para cima, eu denuncio. Quando vejo uma árvore em cima do caminhão indo para uma serraria me dá uma dor. É como o cortejo fúnebre levando o ente mais querido que você tem, porque isso é vida para mim que vivo na floresta e para vocês também que vivem nos centros urbanos."

Zé Claudio, assassinado em maio de 2011.



sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Poder público é acusado de degradar área de proteção ambiental em Itanhaém



Caminhões da Prefeitura de Itanhaém e até da Prefeitura de Santos operando juntamente com tratores da Termaq, uma empresa de contrução civil, reponsável por praticamete todas as obras das prefeituras de todas as cidades da baixada santista (sei, sei) foram flagradas pela ong Ecosurfi, extraindo terra de áreas de proteção ambiental em Itanhaém.

A notícia, inacreditavelmente, foi transmitida pela Tv Tribuna (afiliada da Rede Globo, aqui na região) e a baixada santista inteira pode assistir a palhaçada municipal e privada que acontece a luz do dia para quem quiser ver.

A denúncia já foi feita ao Ministério Público. Itanhaém é a cidade da baixada santista com maior índice de desmatamento, por pura falta de fiscalização.

A Secretaria de Meio Ambiente confirmou que não havia licença ambiental para atividades naquela área.

Espero que a justiça cumpra seu papel e sonho que os culpados sejam punidos. Numa região, onde uma mesma quadrilha, costuma degradar tudo que está a volta em nome da construção civil.

Agradeço e parabenizo a ong Ecosurfi pelo trabalho realizado.


* Constituída em 2000, a Ecosurfi é uma ONG (Organização Não Governamental) sem fins lucrativos idealizada e fundada por surfistas. A entidade trabalha a Educação Socioambiental como princípio norteador para as suas ações.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...