"Vivo da floresta, protejo ela de todo o jeito, por isso vivo com a bala na cabeça a qualquer hora, porque vou para cima, eu denuncio. Quando vejo uma árvore em cima do caminhão indo para uma serraria me dá uma dor. É como o cortejo fúnebre levando o ente mais querido que você tem, porque isso é vida para mim que vivo na floresta e para vocês também que vivem nos centros urbanos."

Zé Claudio, assassinado em maio de 2011.



quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Pra frente Brasil: salve a eleição!



Ás vésperas de mais uma eleição que determinará nosso futuro nos próximos quatro anos, nas redes sociais ficam evidentes as brigas de lavadeira, a manipulação, o lado podre e falta de propostas coerentes. A maioria dos candidatos não fala nada com nada e se esconde por trás de histórinhas, musiquinhas e bla bla bla de grandes partidos.

Mais uma vez como de costume surgem as celebridades, já sem grande visibilidade na mídia, que servem para chamar atenção para os partidos. Um bando de gente vota nessas criaturas, que não fazem a menor idéia do que estão fazendo ali.  Como cada canditado, para ser eleito precisa de um número X de votos, o restante de votos que excederem este número vai diretamente para o partido. E pegando uma carona nessa cauda de cometa, um bando de candidatos osbcuros acaba por se eleger também.

Aliás votar em partidos, como sugerem, inclusive, os comerciais, é a forma mais eficiente para eleger canalhas. Você vota na legenda, acreditado na "luta" de um partido e pode se estrepar durante quatro anos. Partamos para um exemplo prático: você não quer que o PT ganhe, vota na legenda do PSDB, leva em conta todo o meio ambiente, mas infelizmente seu voto vai parar nas mãos de um ruralista feroz, que planeja destruir tudo para criar gado. Pronto, com o seu voto na legenda você colocou a motosserra nas mãos dele (lembrando que o PSDB é o terceiro partido com maior número de parlamentares ruralistas, perdendo somente para PMDB e DEM).
Vote em pessoas, não as que cantam, brincam e riem, não as que repetem, sem saber o que dizem: saúde, educação e moradia, mas de fato não apresentam uma sequer proposta de como vão lutar pra te oferecer isto.

Temo pelo futuro do pais, quando penso que as pessoas votam e elegem pessoas que pretendem trabalhar por um país durante apenas 4 anos que podem virar oito e ampliar o período infernal. Há que se governar um país hoje para que ele continue crescendo, daqui a 4 ou 15 anos. Continuidade aos bons projetos...Isso deveria ser lei. O governo atual não vai afundar o que de bom fez o anterior e assim por diante, sempre!

O Plínio de Arruda fala muito bem sobre esse melhorismo, proposto tanto pelo PSDB, quanto pelo PT. Auxiliam emergencialmente, mas não garantem futuro nenhum, nem estável, nem economicamente saudável, muito menos sustentável. Garantem um hoje para quem quer ganhar agora e fazer parte do Partido dos Mamadores Oficais do Governo. E esse partido exclui qualquer cidadão do povo, os mesmos que pagam altíssimos impostos, os mesmos que não vêem  retorno algum: TODOS NÓS!

Eu, por aqui e pelo twitter já deixei bem claro em quem eu voto. Vou de Marina Silva sem pestanejar, porque não acredito na Dilma, porque não quero mais o PT, nem sua forma de acelerar a econômia assassinando também o planeta. Também não quero ver o país continuar estabelecendo relações e compactuando com ditadores asassinos em nome da econômia, como justificamos atrocidades em nome desta porra de economia.

Também não planejo ver o PSDB diminuir ainda mais a verba da educação, pregar os cursos técnicos alarmantemente, mas providenciar um ensino fundamental miserável e boçal. Também não quero a maioria dos ruralistas apoiadores do PSDB sambando nas leis ambientais para favorecer seus negócios e interesses pessoais. Nem quero continuar pagando o pedágio mais alto do Brasil...

Não voto na Marina porque ela é do PV, muito menos porque seu vice é o presidente da Natura, empresa que tenho lá minhas ressalvas, voto na Marina Silva porque acredito nela, porque respeito sua trajetória, porque ela já mostrou serviço e porque tem comprometimento com o meio ambiente, claro. Aliás é bem óbvio que candidatos que apresentam propostas para o meio ambiente, evidentemente tem propostas para todos os outros setores: saúde, educação,habitação e todo o resto do bla bla bla. Claro e simples assim!

Agora quem não inclue em suas propostas uma política de sustentabilidade estará planejando tudo pela metade.

Felizmente alguns artistas da grande mídia, têm se manifestado a favor da Marina (Caetano Veloso, Gilberto Gil,  Wagner Moura, Marcos Palmeira e até Gisele Bündchen),  o que acaba por competir com as terríveis e fajutas pesquisas eleitorais, que sempre promovem o mesmo museu de grandes novidades com base em meia dúzia de entrevistados, como se fosse o pensamento de nação inteira.

Essas pesquisas são ridículas e deprimentes, mais ridículo ainda que sejam transmitidas na televisão e muito mais deprimente quem se baseia nelas para escolher seu canditado.

Entendo que a grande maioria das pessoas não se interessa por política, por não entender, por desacreditar, por ter perdido a fé , a esperança  e o saco com nosso sistema corrupto, lento e imbecil. Nosso voto não é a salvação do país, como nos mostra a televisão. A maioria nunca defendeu a minha opinião. Mas o voto é sim a única forma que você têm para se manifestar. Uma arma que a maioria usa para se suicidar!

E é por isso que eu  voto em pessoas, porque sei de quem eu vou cobrar depois. Porque política não se faz apenas em período de eleição. É depois que esse oba oba acabar que eles têm que mostrar o serviço que prometeram e honrar seus altíssimos salários.

As manifestações populares nas redes sociais, em cada blog, me anima, me faz sonhar com um povo politizado, empenhado, preocupado. A televisão não mostra, mas o boca a boca na internet acaba por nos informar, nos obriga a descobrir mais e exigir também.

Talvez os alienados que eles buscam enganar estejam com seus dias contados, afinal já disse  o Socrátes (ídolo alvinegro) "Imagina a Gaviões da Fiel politizada?". Eu imagino, mais que imaginar eu sonho com isso! e sonhos não envelhecem...








Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...