"Vivo da floresta, protejo ela de todo o jeito, por isso vivo com a bala na cabeça a qualquer hora, porque vou para cima, eu denuncio. Quando vejo uma árvore em cima do caminhão indo para uma serraria me dá uma dor. É como o cortejo fúnebre levando o ente mais querido que você tem, porque isso é vida para mim que vivo na floresta e para vocês também que vivem nos centros urbanos."

Zé Claudio, assassinado em maio de 2011.



terça-feira, 28 de setembro de 2010

Estaleiro OSX na mídia

Neste domingo o Domingo Espetacular da Rede Record exibiu uma matéria sobre o estaleiro da OSX (para quem não conhece a história clique aqui e entenda o dilema).



Finalmente a grade mídia toca neste assunto que parece estar tão abafado.

Fico surpresa por saber que ainda existem seres-humanos que não se vendem pelo dinheiro. Isso renova minha esperança na humanidade, aos índios:meu muito obrigada!

Mesmo não sendo, as empresas de mineração deste senhor, o foco desta postagem , é bastante curioso ele alegar que nunca teve ajuda do pai, mas operar extraindo minério exatamente nas mesmas regiões em que opera a Vale.

Também soa mais grave, ouvir de uma repórter na televisão que o parecer da ICMBio foi contrário a instalação do estaleiro em Biguaçu, quando somos nós, os zés e marias ninguéns defensores do meio ambiente, falamos ao vento, mas a verdade é clara e evidente.

A reportagem, infelizmente, não mencionou a sucessão de patifarias políticas envolvendo senadores e deputados de Santa Catarina, que têm fome de dinheiro, principalmente do dinheiro do Eike Batista.

Ainda assim considero que a reportagem foi realista, verdadeira e minuciosa. Gostei bastante!
e certamente muita gente deve ter odiado.

Enfim, tirando a parte ti ti ti da reportagem, já que não me interessa a vida particular do dito cujo, pouco me importa aonde o eike gasta seu dinheiro e quem são as senhoritas com quem se relacionam ele e seu filho. O que me interessa é ter o direito de optar por um capitalismo menos gafanhoto e covarde, onde as licenças sejam transparentes, onde os empresários não subornem o país inteiro para perpetuar sua fortuna.

Sim...sou a favor do crescimento, do tal progresso...que para mim incluem dignidade e respeito também as outras espécies, também as populações menos abastadas.

A verdade está ai. Para quem quiser ver e tirar suas próprias conclusões.

Bem-vindo(a) ao mundo real!

Um comentário:

Thiago Floriano disse...

Triste que a matéria focou mais na vida pessoal do eike do que nas consequencias do estaleiro. Mas a luta continua.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...