"Vivo da floresta, protejo ela de todo o jeito, por isso vivo com a bala na cabeça a qualquer hora, porque vou para cima, eu denuncio. Quando vejo uma árvore em cima do caminhão indo para uma serraria me dá uma dor. É como o cortejo fúnebre levando o ente mais querido que você tem, porque isso é vida para mim que vivo na floresta e para vocês também que vivem nos centros urbanos."

Zé Claudio, assassinado em maio de 2011.



quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Mais de 50 animais marinhos são encontrados mortos em Praia Grande

Cinquenta e sete pinguins-de-magalhães, duas tartarugas-verdes e um bobo-pequeno (ave marinha semelhante à fragata) foram encontrados nesta quarta-feira (01/09), em Praia Grande. Todos estavam mortos. Desde julho, foram achados 348 animais marinhos nas areias das praias da Cidade – apenas 19 deles com vida.

Conforme a veterinária Andréa Maranhos, do Grupo de Resgate e Reabilitação de Animais Marinhos (Gremar), a necropsia dos animais retirados nesta quarta-feira da praia revelou que eles tinham parasitas e lixo no estômago.

Como os animais estavam em avançado estado de decomposição, a veterinária precisou fazer a análise com base no material que se encontrava em condições um pouco melhores.

Uma das hipóteses a serem consideradas está relacionada ao defeso da merluza na Argentina, de acordo com Andréa. Para auxiliar os pescadores, o país teria aumentado a cota de pesca da anchovita, um tipo de pescado bastante consumido pelos pinguins na costa argentina. “Pode ser que esteja faltando lá para eles”.

O resultado das análises do material retirado dos animais deverá ficar pronto até novembro. Por enquanto, não é possível afirmar quais seriam as causas das mortes. “Estamos mandando o material para exames laboratoriais. Existem vários fatores sendo levantados”, destacou a veterinária.

Alto mar

Antes mesmo dos animais chegarem às praias, o pescador Israel Augusto Elias viu dezenas deles no mar, entre segunda e terça-feira, a cerca de sete quilômetros da costa.

“Eles estavam em decomposição. Não sei dizer quantos eram. Mas eram bem mais do que apareceu na praia”, garantiu o pescador.

Segundo Elias, quatro pinguins vivos chegaram a se aproximar da embarcação. “Eles estavam com muita fome, atacando a rede. Demos peixes para eles e aí eles foram embora”

Animais encontrados mortos na Cidade desde julho:

Julho – 241 animais

– 14 tartarugas-verdes (1 viva)
– 3 tartarugas-cabeçudas
– 1 tartaruga-de-pente
– 2 toninhas
– 1 golfinho-pintado-do-Atlântico
– 2 golfinhos-de-dentes-rugosos
– 1 raia-prego
– 211 pinguins-de-magalhães (6 vivos)
– 1 gaivota (viva)
– 1 albatroz
– 1 atobá (vivo)
– 1 mergulhão
– 1 batuíra (viva)
– 1 fragata (viva)

Agosto – 47 animais

– 1 tartaruga-cabeçuda
– 9 tartarugas-verdes
– 33 pinguins-de-magalhães
– 1 golfinho-nariz-de-garrafa
– 2 gaivotas (1 viva)
– 1 atobá (vivo)

Setembro – 60 animais

– 57 pinguins
– 2 tartarugas-verdes
– 1 bobo-pequeno

 
Por Suzana Fonseca/ A Tribuna

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...