"Vivo da floresta, protejo ela de todo o jeito, por isso vivo com a bala na cabeça a qualquer hora, porque vou para cima, eu denuncio. Quando vejo uma árvore em cima do caminhão indo para uma serraria me dá uma dor. É como o cortejo fúnebre levando o ente mais querido que você tem, porque isso é vida para mim que vivo na floresta e para vocês também que vivem nos centros urbanos."

Zé Claudio, assassinado em maio de 2011.



quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Mais um capítulo de Belo Monte


Em agosto deste ano, logo depois do contrato de concessão para a exploração de Belo Monte, ter sido assinado, o o procurador da República Felício Pontes Júnior afirmou em entrevista ao G1 que não desistiria de tentar impedir a obra.

"O governo federal tem soltado release sobre Belo Monte como se o fato já estivesse consumado. Temos processos em andamento que, se tiverem decisões favoráveis, nós paramos Belo Monte. (...) Nós não desistimos de barrar Belo Monte. Queremos barrar a construção da hidrelétrica sim porque todos os estudos, da Unicamp, da USP, da UnB, mostram que é uma obra inviável. (...) Nós não estamos jogando a toalha", afirmou Pontes Júnior.

Apesar de no dia 16 de novembro o Cade - Conselho Administrativo de Defesa Econômica - aprovou o consórcio responsável pela construção de Belo Monte.

Na semana passada, o Ministério Público Federal, no Pará, divulgou em uma nota, uma recomendação ao IBAMA, para que o órgão não libere a licença de instalação antes do cumprimento das condicionantes para obra.

Essas condicionantes totalizam o número de 40 e foram estabelecidas pelo próprio IBAMA a fim de reduzir os impactos socioambientais da obra. Nenhuma foi apresentada!

Agora, se compararmos a lentidão da justiça com a sede por grandes obras do governo...acho que dá para ter uma boa idéia do final desta história: perderemos mais uma vez!


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...