"Vivo da floresta, protejo ela de todo o jeito, por isso vivo com a bala na cabeça a qualquer hora, porque vou para cima, eu denuncio. Quando vejo uma árvore em cima do caminhão indo para uma serraria me dá uma dor. É como o cortejo fúnebre levando o ente mais querido que você tem, porque isso é vida para mim que vivo na floresta e para vocês também que vivem nos centros urbanos."

Zé Claudio, assassinado em maio de 2011.



quarta-feira, 3 de março de 2010

Vaso sanitário feito com garrafa PET

Aproveitando a onda da reciclagem da PET, vou divulgar nessa postagem uma novidade que foi noticiada em dezembro do ano passado: alunos de engenharia projetaram um vaso sanitário feito com garrafa PET reciclada.

Bruno Barbosa e seus colegas Bruno Claudio, Douglas Malia, Fabio Makin, Gabriel Bueno, Luiz Gustavo Balzan, Marcelo Moreira Smith e Raffael Sueza Raffa, alunos que no ano passado, estavam no último ano do curso de Engenharia Mecânica na FEI, mesmo com as dificuldades impostas pelo pouco material disponível sobre a garrafa PET e a ausência de um financiador que dê continuidade ao projeto, desenvolveram o vaso sanitário feito com garrafa PET reciclada.

O vaso é constituído por várias  peças ( caixa, tampa, canal de ligação, cuba, sifão e estrutura).O que permite a troca das peças, se houver algum problema, sem a necessidade de trocar o vaso inteiro, como acontece com o convencional. Além disso é possível escolher entre meia vazão ( que utiliza 3 litros de água na descarga) ou vazão inteira, que utiliza 6 litros.

Para chegar ao produto final, a garrafa PET deve ser moída, transformada em flake e então moldada no formato desejado. Bem simples.

Espero, sinceramente, que algum financiador se interesse pelo projeto e em breve esse vaso, muito mais  ecológico, esteja disponível no mercado. Parabéns aos inventores!


5 comentários:

Anônimo disse...

Muito interessante. Parabéns pelo Blog!
(Cléo, lá do Twitter).

Ecogeraes disse...

Ótima ideia! Parabéns aos criadores.
Esperamos também, que em breve este produto esteja disponível no mercado.

Mariana MT disse...

Agradeço os comentários!

Anônimo disse...

Muito Obrigado pela divulgação!

Mariana MT disse...

Eu que agradeço a visita e o comentário. A proposta do blog é justamente essa: divulgar o que venho aprendendo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...