"Vivo da floresta, protejo ela de todo o jeito, por isso vivo com a bala na cabeça a qualquer hora, porque vou para cima, eu denuncio. Quando vejo uma árvore em cima do caminhão indo para uma serraria me dá uma dor. É como o cortejo fúnebre levando o ente mais querido que você tem, porque isso é vida para mim que vivo na floresta e para vocês também que vivem nos centros urbanos."

Zé Claudio, assassinado em maio de 2011.



quarta-feira, 30 de junho de 2010

O QUE É O CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL?

A Vivianne é estudante do curso de Engenharia Ambiental. Assim que nos conhecemos, no twitter, ela já deixou completamente clara a sua paixão pelo curso, inclusive, me incentivando a fazer também! Por isso pedi a ela que falasse um pouco, por aqui, do que é a Engenharia Ambiental, do ponto-de-vista de uma estudante, ainda cheia de planos e vontades. Gostaria que no mundo houvessem mais Vivianes com tanto entusiasmo e dedicação pelo o que faz! Espero que ela vá longe, sempre!


A água potável no planeta será tão escassa no futuro, quanto são atualmente os profissionais com formação acadêmica especializados em assuntos ambientais.

O mundo vive hoje uma grande preocupação diante dos problemas ambientais que vêem afetando o planeta. Já é notável a importância da preservação do meio ambiente e com o passar do tempo, novas políticas ambientais vão sendo adotadas por grandes empresas. De cinco anos para cá, as empresas têm investido mais seriamente em programas ambientais. Por esses e outros fatores é que novas oportunidades de trabalho surgem e assim foi criado o curso de Engenharia Ambiental. O curso é novo, mas, devido a crescente preocupação com as questões voltadas ao meio ambiente, tende a ser uma profissão bastante cotada.

Sua principal função é preservar a qualidade da água, do ar e do solo. Sempre que um novo empreendimento industrial é construído, o trabalho de um engenheiro ambiental é necessário para realizar estudos que minimizem o impacto ambiental que essa instalação causa ao planeta. O Engenheiro Ambiental também está habilitado para trabalhar em projetos de reflorestamento de áreas esgotadas e degradadas, utilizando técnicas da profissão para recuperar o ambiente natural e original. Uma vez formado, o profissional ingressa rapidamente no mercado de trabalho, uma das consequências desse processo é o aumento gradativo das oportunidades de emprego ligadas à melhoria do meio ambiente. Ele estará ao final do curso, dotado de habilidades e competências para propiciar aos órgãos governamentais e empresariais, soluções cabíveis de engenharia para as questões ambientais. Dessa forma, torna os projetos ambientalmente viáveis, mediante ao desenvolvimento e elaboração de análises, projetos e construções de sistemas, com vistas a diminuir ou eliminar o impacto ambiental, solucionar o grave problema da geração ao destino final dos resíduos e desenvolver sistemas produtivos para garantia da qualidade ambiental.

O curso de Engenharia Ambiental tem duração de cinco anos e seu currículo é multidisciplinar, engloba matérias das áreas de exatas, biológicas e sociais aplicadas. Assim, as aulas de matemática, física, química e estatística alternam-se com as de ecologia, geologia, hidrologia, topografia e hidráulica. A partir do 3º ano, o aluno aprofunda o estudo de conteúdos profissionalizantes, que incluem o tratamento de resíduos, o cálculo de emissões na atmosfera e a avaliação de impactos ambientais, entre outros.

As principais atividades de um Engenheiro Ambiental são: Supervisão, coordenação e orientação técnica; Estudo, planejamento, projeto e especificação; Estudo de viabilidade técnico-econômica; Assistência, assessoria e consultoria; Direção de obra e serviço técnico; Vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e Parecer técnico; Desempenho de cargo e função técnica; Ensino, pesquisa, análise, experimentação, ensaio e divulgação técnica; extensão; Elaboração de orçamento; Padronização, mensuração e controle de qualidade; Execução de obra e serviço técnico; Fiscalização de obra e serviço técnico; Produção técnica e especializada; Condução de trabalho técnico; Execução de desenho técnico.

Para muitas empresas, ser percebido como ambientalmente responsável vale muito hoje no mercado, e é por isso que a engenharia ambiental é considerada como a "profissão do futuro"! Se você acha interessante usar tecnologias para proteger o ambiente dos danos causados pelas atividades humanas, essa é a carreira certa para você!
 

Vivianne Monteiro.
Estudante de Engenharia Ambiental.
www.twitter.com/V_Monteiro


Muito obrigada, Vivianne, pela sua participação especial por aqui!

9 comentários:

Vivianne Monteiro disse...

Por nada, Mari!
Quando precisar, pode contar sempre comigo! ;)
beijão

Carolina Daemon Oliveira Pereira disse...

q dica boa, tanto curso inútil pipocando por aí e as pessoas poderiam estar estudando algo + útil

CS Empreendimentos Digitais disse...

Muito legal isso, incentiva quem está querendo algo na área!

cintia
~preservlog~

Andreza disse...

Adoreiii o textin..sou Eng Ambiental especialista em gestão ambiental de resíduos sólidos...pena que a realidade as vezes é um pouco diferente. Por mais que a questão ambiental esteja em foco, muitas empresas ainda não se adaptaram à isso. O mercado de trabalho é bem estreito, pois muitos geográfos, biológos, eng civis, técnicos de meio ambiente e seg, etc podem reponder com autonomia um serviço ambiental.Cabe a nós nos especializar cada vez mais para sermos os diferentes.

Jυlіαηα disse...

Muiiito Bacana o Artigo, Engenharia Ambientaal é um curso bacanérrimo mesmo...
Além de eng. Ambientaal, vcs tbm poderiam falar do curso de Ciências Socioambientais, que a Universidade Federal de Minas Gerais oferta desde o começo de 2010... Além de ser um curso que trata da preservação do nosso ambiente,como o de engenharia, lida com os conflitos sociais nesse meio e a interação sociedade e natureza. Se alguém quiser mais informações podem me seguir no twitter.com/Juutwitt que agnte troca uma ideia.. Parabéns pela iniciativa...=)

Mariana MT disse...

Vivianne: Seu texto deu um up no blog! Adorei sua participação.

Carol Daemon: concordo! Espero também que as pessoas interessadas em cursar Eng. Ambiental tenham comprometimento e amor ao meio ambiente e não se especializem para fraudar laudos por $$$.

Cintia: Com certeza. A idéia foi exatamente essa. Pretendo pedir outros pareceres de profissionais de do setor para divulgar os bons cursos na área ambiental para possíveis interessados em mudar o mundo.

Andreza: te convido, desde já, para escrever por aqui sobre os desafios da sua profissão. Pense no assunto.

Juliana: que informação valiosa vc me deu. Como o curso é novo, vou fazer eu mesma uma pesquisa. Finalmente encontrei um curso que abraça as minhas expectativas, vou torcer para que outras universidades passem a oferece-los.

@vitorhs disse...

Boa tarde!

Ótimo texto e visão real do q somos apresentados antes de cursar a Engª Ambiental. Assim como a Andreza, sou Engº Ambiental, e partilho da msm opinião. Estou terminando minha pós graduação em Engª de Segurança do Trabalho. Infelizmente, ainda poucos saem da faculdade e conseguem emprego logo de cara. É sim um ótimo curso, mas que ainda caminha para ter o seu lugar entre outras profissões.

Vivianne Monteiro disse...

Concordo com alguns comentários acima que falam que ao final do curso teremos que nos especializar! Claro gente, o curso é muito amplo e envolve muitas áreas à serem exploradas...Sobre a questão de oportunidade, como o curso é novo, ainda há sim uma resistência, mas já melhorou muito e a tendência é melhorar ainda mais! As grandes empresas já perceberam que não adianta racionar nesse assunto, é coisa séria! Tenho a sorte de estudar numa universidade em que o Diretor do curso é bem engajado e os alunos já estão tendo oportunidade de atuar desde cedo na área! O curso é realmente muito prazeroso!!!

Mariana MT disse...

@vitorhs Obrigada pelo comentário, fiquei bastante feliz com o retorno desse texto, escrito pela @V_Monteiro e com a participação de todos os eng. ambientais. Imagino que a profissão esteja engatinhando ainda, mas acreito muito nessa futura geração emprenhada em realizar um trabalho digno.

Vivianne - Concordo absolutamente com vc...e confio no seu potencial. Acredito que quem deseja chega aonde quer! Sucesso para todos vcs!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...