"Vivo da floresta, protejo ela de todo o jeito, por isso vivo com a bala na cabeça a qualquer hora, porque vou para cima, eu denuncio. Quando vejo uma árvore em cima do caminhão indo para uma serraria me dá uma dor. É como o cortejo fúnebre levando o ente mais querido que você tem, porque isso é vida para mim que vivo na floresta e para vocês também que vivem nos centros urbanos."

Zé Claudio, assassinado em maio de 2011.



terça-feira, 8 de junho de 2010

8 de junho - DIA MUNDIAL DOS OCEANOS


O Dia Mundial dos Oceanos, foi criado na Conferência do Rio em 1992, ainda não foi oficializado pelas Nações Unidas, mas tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para a sua importância no equilíbrio ecológico da terra e prestar-lhes um tributo.


Os oceanos ocupam mais de 70% do Planeta Terra e, talvez, por esse motivo, os tratemos com tanto descaso e despreocupação. Retiramos deles o alimento, com total falta de respeito e exacerbada irresponsabilidade. Extinguimos espécies, interfirimos em ecossitemas, assassinamos mamíferos e peixes para fins fúteis e desumanos. Poluimos suas águas, tantas vezes cristalinas. Derramamos óleo, tingindo suas águas com a cor da morte, pelo dinheiro...sempre o dinheiro...
 
Ainda assim, eles continuam a desempenhar suas funções, gerando vida, que gera a vida, que através dela captura nosso CO2...

Nós não sabemos, muito bem, como gerar e manter a vida, mas geramos demasiadamente  CO2, mais até do que pode suportar o planeta. E não estamos satisfeitos: queremos mais!

E nesse dia: tenho mais outro pedido: Não ignore a vida, só porque você não a vê! 

Não descarte o lixo em qualquer lugar, porque é no mar que ele vai chegar...é nos oceanos que ele vai parar... são as espécies de lá que ele vai assassinar...


Esse planeta já foi tão generoso conosco, nos presenteando com paisagens surreais de belezas infinitas...sejamos gratos e não agentes nefastos guiados pelo dinheiro, a serviço de uma escravidão social que impõe a ambiental!

Viva e deixe vivar! Não seja você, mais um cúmplice, dessas barbaridades, diariamente cometidas pela nossa mesquinha e imprudente espécie, contra todas as outras formas de vida, existentes nesse mesmo planeta!




Um minuto de silêncio:









E depois são elas: as assassinas...
















3 comentários:

Unknown disse...

E que bela homenagem Mariana! Parabéns, adorei, um salve super positivo a todas as pessoas q lutam pelo bem, pelo amor, por todos! Lindo blog! volto sempre. :)

Shirley Guimarães de Mello disse...

Nossa, Mariana. Que post forte! deixo aqui também o meu solene minuto de silêncio...

Mariana MT disse...

Mara - Muito obrigada!! Fico feliz que tenha gostado e mais ainda que esteja sempre por aqui! bjo.

Shirley - é, realmente, não foi dos mais leves...mas infelizmente tb não inventei nada. Essa é nossa realidade...nua e crua.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...