"Vivo da floresta, protejo ela de todo o jeito, por isso vivo com a bala na cabeça a qualquer hora, porque vou para cima, eu denuncio. Quando vejo uma árvore em cima do caminhão indo para uma serraria me dá uma dor. É como o cortejo fúnebre levando o ente mais querido que você tem, porque isso é vida para mim que vivo na floresta e para vocês também que vivem nos centros urbanos."

Zé Claudio, assassinado em maio de 2011.



sábado, 24 de julho de 2010

Corrida para o desmatamento

As alterações do código florestal nem chegaram ao Senado, mas a corrida, liderada pelos ruralistas, rumo a devastação absoluta já começou!

Estados como Minas Gerais e Tocantis já perceberam considerável aumento por autorizações para o desmatamento por parte dos fazendeiros.

O relatório de Aldo Rebelo, aprovado pela comissão especial dos deputados, estabelece  uma moratória de cinco anos para novos desmatamentos. Ainda assim tanto Kátia Abreu quanto o próprio Aldo Rebelo consideram legítimas as reivindicações de seus amigos donos de terras.

Denílson Bezerra, diretor de Florestas do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), acredita que os desmatamentos ilegais no Tocantins devem aumentar - porque não importa o que dizem as leis e o quanto trabalhem o IBAMA e a Polícia Federal, se o produtor quer, o produtor desmata...e anos depois recebe sua anistia e entoa um coro de vozes que clamam que a pecuária e a agricultura são a salvação do país, que graças a eles nós vamos crescer, uma pena que todo esse crescimento não chegue em todas as portas brasileiras.

Eles querem trabalhar mais para exportar mais e receber dos gringos. Recentemente o Porto de Santos sucumbiu...o congestionamento por aqui era dos navios. Não conseguimos dar conta de exportar todo o açúcar necessário. Somos incompetentes.

Ainda assim eles querem desmatar mais, aumentar suas terras de milionários para exportar mais. Para onde? Europa e Estados Unidos, países que eles criticam pela interferência quando o assunto é preservação; países que eles condenam pelas práticas ambientais, numa tentativa de justificar todo o desmatamento patrocinado por nossa nação; países para onde eles correm para mendigar, suplicando para que comprem a "nossa carne".

E enquanto a mesma  Europa e  Estados Unidos mudam suas políticas de extração de petróleo, depois da catástrofe do Golfo...o Brasil  continua solitário, tomando medidas descabidas, favorecendo empresários, superfaturando obras...brincando com o dinheiro público rumo ao progresso.

E viva a democracia!


Referências:

6 comentários:

Perfeita Beleza disse...

OI LINDA...

Adorei seu blog e já estou te seguindo e se tiver um tempinho de uma olhadinha no meu é sobre cabelos e se gosta seje minha seguidora tbm pq ele ta meio pobrezinho de seguidores rsrsrs...

BEIJOS :)

Citadino Kane disse...

Parabéns Mariana!
És imprescindível.
abs

CS Empreendimentos Digitais disse...

Oi Mariana, vc como sempre ótimas postagens por aqui!
É muito triste ver essas coisas acontecendo... Mas com nossos blogs podemos ao menos divulgar e nos expressar contra essas situações.


bjs
cintia
~preservblog~

Mariana MT disse...

Perfeita Beleza: obrigada pela visita e elogios! Sucesso no seu blog...que é muito bom tb!

citadinokane: muito obrigada! Seja sempre bem-vindo!

cintia: exatamente! Pelo menos nós temos o poder das palavras!

Slow Food disse...

Boa noite Mariana, O problema da nossa democracia é que uma democracia sem cultura é a mesma coisa que uma ditadura da ignorancia. Temos que engolir a "palo seco" a falta de noção da maioria. Temos que pensar sobre isso.
Quanto ao projeto de desmatamento, o pior não é os ruralistas lutarem para devastar, pois eles não servem para nada mesmo, o pior é eles encontrarem eco no Senado Federal e no seculo XXI. Sempre achei o Aldo Rabelo mais um estúpido e inexpressivo Senador da base de apoio ao LULA, mas hoje vejo que além de péssimo é um corrupto, ou melhor mais um corrupto da base aliada.
Este projeto é de um retrocesso imenso. Um crime contra a natureza.

Mariana MT disse...

Slow Food - Muito obrigada pelo seu comentário. Concordo com tudo o que vc falou...Fico aqui pensando o poder que o dinheiro tem...sempre transforma quem passou fome num exemplar de almofadinha. E a maioria deles está no poder. Azar nosso!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...